APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ENXUTAS EM STARTUPS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 343


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Schmitt Morais , Roberto Tadeu Ramos Morais , José Eduardo Zdanowicz , Daniel Auler

ABSTRACT
O estudo buscou compreender a influência da aplicação de um conjunto de metodologias enxutas em startups brasileiras como importante característica para a criação de modelos de negócio escaláveis, repetíveis e rentáveis. Os dados foram coletados através de questionário fechado e analisados a partir da estatística inferencial de correlação (r) de Pearson. Os dados demonstraram que as empresas em fase de escalabilidade evidenciaram maior aplicação de todas as metodologias estudadas, em especial a de Desenvolvimento Enxuto de Clientes, diferencial claro em relação às startups nos demais estágios de atuação. O estudo finaliza com uma apresentação de fatores importantes ao gerenciamento das startups brasileiras e com sugestões de pesquisas futuras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Fernando Abel 09-02-2021 09:50:35

Excelente abordagem para um tema de grande relevância que deve se tornar obrigatório no cenário de empreendedorismo com o avanço das startups. Como sugestão, poderia ser explorada a diferença entre os segmentos de startups no estudo. Uma possível pergunta é como o segmento de atuação ou tipo de produto/serviço da startup altera as conclusões apresentadas?

Foto do Usuário Yan Miguel Lopes 09-02-2021 09:50:35

A introdução é o que motiva o leitor a continuar lendo seu texto, não pode ser tão pesada de referências. Você colocou as referências em introdução e deixou o referencial teórico relativamente ''descoberto''. Você poderia ter comentado mais sobre a escala de medição. Poderia trazer a etapa qualitativa para discussão. Organizar melhor os tópicos do trabalho.

Foto do Usuário Henryque Rodrigues Lima 09-02-2021 09:50:35

Achei muito interessante a abordagem do tema, principalmente agora com o aumento de startups surgindo no Brasil.

Foto do Usuário Ana Carolina Liberato De Moura 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho se mostra bastante relevante visto o crescente aumento no número de startups sendo desenvolvidas no Brasil. A leitura do trabalho é leve e bem fundamentada. Uma sugestão seria uma apresentação dos dados de forma mais didática e ilustrativo, as existentes no trabalho estão compreensíveis, porém, necessita de uma grande atenção para compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.