MULHERES EM EVIDÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA MULHER CONTABILISTA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 270


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ítalo Carlos Soares Do Nascimento , Karen Emanuelly Costa Nonato , Annandy Raquel Pereira Da Silva , Wênyka Preston Leite Batista Da Costa , Mariza Camila De Miranda

ABSTRACT
A participação da mulher no mercado de trabalho tem alcançado destaque positivo, especialmente nos últimos anos. Na classe contábil não seria diferente, a mulher contabilista vem conseguindo ter participação expressiva. Por esse motivo, o objetivo dessa pesquisa é identificar os desafios enfrentados pela mulher contabilista no exercício da profissão. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como metodologia um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa e através de um estudo de campo. Os resultados evidenciaram que o perfil das participantes dessa pesquisa constitui-se, no geral, em mulheres jovens e mais experientes, que acreditam que na profissão contábil não existe desigualdade de oportunidades, mas que existe divergências na contratação e distinção salarial de ambos os gêneros, além de concordar que estão conseguindo conquistar seu espaço, reconhecimento e valorização na profissão, destacando ainda que possuem maior senso de grupo que o gênero masculino. Assim, as perspectivas esperadas estão relacionadas à possibilidade de crescimento na carreira, bem como de alcançar qualificação profissional. No entanto, destacaram que o principal desafio está em conciliar o tempo entre a família e a vida profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Airton Cesar Braga 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, bem estruturado. Atinge os objetivos e adota metodologia adequada. Os resultados representam contribuições para a discussão sobre a atuação das mulheres na área contábil.

Artigo muito bem escrito, metodologia adequada, resultados discutidos com outros estudos, muito bom.

Foto do Usuário Caroline Archanjo 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estruturado, metodologia bem explicada e apresentação de dados excelente, trazendo comparações com outras pesquisas e ferramentas modernas, conclusão perfeita. Trouxe um tema delicado de forma objetiva e impessoal. Sugiro revisar ortografia e gramática (pontuação) em alguns pontos, detalhes. Foi citado que a representatividade da mulher na classe contábil é de 42,5%, penso que seria interessante comparar com o percentual de mulheres do PEA (População Economicamente Ativa) caso os dados do IBGE estivessem atualizados.

Foto do Usuário Raissa De Moraes Pereira 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema importante para classe, a metodologia utilizada foi adequada para a chegar a conclusão, porém, mais do que evidenciar a situação atual, não seria importante apresentar a perspectiva de empregabilidade dessas mulheres, mesmo com a amostra pequena, por exemplo comparando os cbos ( cadastro brasileiro de ocupações) com as ocupações já identificadas com maior risco de automatização/robotização? Pois ao não ocuparem cargos estratégicos e de diretoria, apesar de atuarem, podem ''perder o lugar'' para a automatização que visa substituir os trabalhos repetitivos e rotineiros, qualidades muito aplicada aos cargos mais operacionais contábeis.

Foto do Usuário Thiago Soares Alves 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa é bem organizada e o texto bem escrito, porém acredito que a discussão sobre a presença da mulher no mercado de trabalho e na profissão contábil poderia ser um pouco mais aprofundada. E na metodologia fala-se do uso do SPSS, mas o que se vê são apenas estatísticas descritivas. Como foi salientado no final do artigo, a sugestão que deixo é: busquem ampliar a amostra, para a realização de outras pesquisas, pois assim teremos estudos futuros cada vez mais relevantes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.