Gestão de Pessoas e Compliance: os desafios nas organizações brasileiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 265


Certificado de publicação:
Certificado de Prof. M.e Fábio José De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Michele Filetto Lopes , Prof. M.e Fábio José De Souza , Prof.ª M.ª Débora Scardine Da Silva Pistori

ABSTRACT
O estudo evidencia a palavra compliance, que atualmente tem exercido um papel considerável nas organizações num âmbito mundial, inclusive nos empreendimentos brasileiros, principalmente devido a publicação da Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que dispõe sobre as responsabilidades de ações contra as inúmeras esferas empresariais, práticas indevidas, relações contra a corrupção, atos ilícitos, entre outros. Em vista ao atual cenário nacional, no sistema econômico, o presente trabalho tem a função de esclarecer o significado e aplicação do compliance, de forma abrangente a qualquer tipo de negócio, desde o pequeno ao grande porte, demostrando sua relevância em questões éticas e de integridade nas organizações, apontando os principais desafios e o papel da gestão de pessoas neste cenário, através da consulta de dados baseadas em pesquisas bibliográficas e exploratórias, e benchmarkings com organizações que utilizam do tema nas suas atividades diárias. Os resultados apresentados indicaram que o compliance é uma política que além de sua expansão considerável, trata-se da atual realidade no âmbito organizacional tendendo a ser uma habitualidade nos negócios brasileiros, trazendo ao país uma considerável credibilidade e transparência em seus empreendimentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Lúcia Neves De Moura 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante, contudo o objetivo do estudo - identificar os principais desafios da Gestão de Pessoas no Compliance e demonstrar seu papel no desenvolvimento e aplicação desta política - não foi atingido. Sugiro rever os procedimentos metodológicos orientando-os para o objetivo pretendido.

Tema muito relevante pois ainda temos uma barreira muito grande do verdadeiro reconhecimento do RH, dentro das instituições.

Foto do Usuário Jussara Nunes Andrade 09-02-2021 09:50:35

Um programa de compliance dentro de uma organização torna se um investimento no futuro e na geração de resultados com alto valor agregado. Excelente tema, muito bem estruturado. Como incluir a LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados) dentro da metodologia de compliance nas organizações?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.