ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA: UM ESTUDO COM OS GRADUANDOS EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UFRRJ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 314


Certificado de publicação:
Certificado de Beatriz Marcondes de Azevedo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Corrêa , Rosana Pinheiro Botelho , Beatriz Marcondes De Azevedo , Andressa Maciel Corrêa , Carla Fernanda Paranhos De Moura Carvalho , Fred Leite Siqueira Campos , Rafael Vieira Mathias

ABSTRACT
As mudanças no mundo dos negócios e do perfil do profissional demandado pelas organizações contemporâneas vem influenciando o processo de Orientação Profissional (OP) na conciliação dos interesses individuais e do mercado, causando impacto também na área de Gestão de Pessoas. O capital humano foi valorizado e mudanças na qualificação foi requerida e promovida por meio de desenvolvimento de habilidades, flexibilidade e adaptabilidade do trabalhador e aprimoramento das relações interpessoais. Diante deste cenário, o presente trabalho aborda o processo de OP no desenvolvimento de competências comportamentais dos alunos do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFRRJ frente à clara percepção de sua insegurança e ansiedade quanto à própria capacitação. O objetivo é apresentar uma experiência intervenção de OP voltada à complementação da formação técnica dos alunos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e em forma de relato de uma experiência. Para a coleta dos dados, foram aplicados questionários, realizadas dinâmicas de grupo e discussão de vídeos. No que se refere à organização, tratamento e análise dos dados, os mesmos foram analisados qualitativamente, tanto referente às atividades práticas propostas, bem como aos questionários aplicados. Os resultados indicam que a maioria dos participantes ficaram satisfeitos por terem vivenciado as atividades propostas, conseguindo perceber sua aplicação prática. Conclui-se que a experiência proposta se caracterizou como numa iniciativa inovadora de diálogo interdisciplinar ao desenvolvimento de competências comportamentais e orientação curricular, favorecendo a construção da identidade pessoal e profissional e conferindo, portanto, um diferencial competitivo.
Palavras-chave: Orientação Profissional; Desenvolvimento de Carreira; Competências Comportamentais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcelo Alves Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Em mundo de relações liquidas, sem que haja a preocupação na edificação de uma carreira duradoura, qual a melhor forma de orientação para uma geração conectada 24h00, por dia?

Foto do Usuário Acácio Pimentel Severo 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta uma importantíssima reflexão sobre o tema. É necessário que o discente tenha uma Orientação Profissional para poder se inserir no mercado de trabalho. Boa perspetiva para elaboração de uma grade curricular condizente com a realidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.