ASSOCIAÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS E PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO EM MUDAS DE EUCALIPTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 236


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maida Cynthia Duca De Lima , Rayka Kristian Alves Santos , Joilson Silva Ferreira , Joelma Da Silva Santos , Vinicius Alves Rodrigues , Danilo Brito Novais

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de rizobactérias associadas à adução nitrogenada, determinando qual dose de sulfato de amônio e qual isolado bacteriano promovem o crescimento vegetal no eucalipto. O experimento foi conduzido na UESB foram utilizadas mudas de Eucalyptus urophylla clone AEC144, como tratamento foram utilizados 3 isolados bacterianos de Eucalipto, 1 mistura de isolados, 1 bactéria do gênero Rizobium e o controle sem inoculação. Também foram utilizadas 3 doses de sulfato de amônio, organizados em um fatorial 6 x 3, totalizando 18 tratamentos, em delineamento em blocos casualizados (DBC), com 3 repetições, perfazendo 54 parcelas. Ao fim de 90 dias, foram avaliadas Número de brotações das plantas e Razão de massa seca de parte aérea e raiz. A análise estatística dos dados foi realizada com o teste de Scott Knott a 5%, para avaliação do desdobramento dos isolados dentro de cada nível de N. Os isolados bacterianos UESBJMR5, UESBJMR21E promoveram crescimento das plantas de eucalipto na ausência de adubação nitrogenada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz um tema muito importante, principalmente pela redução de custos e a redução de fertilizantes nitrogenados químicos. Porém, a introdução não buscou uma maior revisão sob o tema, sendo que poderia ser mais explorada, no mais em certos momentos no texto a perca de coesão e coerência que precisam ser analisados.

Foto do Usuário Emmanuel Zullo Godinho 09-02-2021 09:50:35

Tema com grande relevância na agricultura nacional nos dias de hoje, bem escrito merece se aprovado

Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 09-02-2021 09:50:35

o trabalho é extremamente atual, com tema que visa a redução de produtos que causem impacto ao ambiente e estudo microorganismos beneficos que auxiliam o ecossitema como um todo, alem de não ter custo ao produtor.

Foto do Usuário Ariane Miranda De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema estudado é muito importante, pois busca trazer alternativas para melhorar a silvicultura e tornar a atividade mais acessível à produtores de condições financeiras reduzidas. Outra questão de relevância do trabalho é a proposta de uma silvicultura mais sustentável.

Foto do Usuário Lisandra Lima Luz 09-02-2021 09:50:35

Tema bem interessante, porém, falta coesão na escrita.

Foto do Usuário Vinicius Alves Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem grande relevância científica, pois traz alternativas ao pequeno, médio e grande produtor no que tange à substituição dos fertilizantes químicos, que são de custos elevados.

O tema é bastante relevante, entretanto recomendo alteração na analise estatística, como houve interação deve-se observar Isolado dentro de cada Dose e Dose dentro de cada isolado. Da forma que foi apresentado estão apenas os efeitos isolados.

Foto do Usuário Leydiane Pereira Dias 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho ainda mais para os dias de hoje, trás consigo muito conhecimento a ciência e agrega muito valores para pesquisas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.