LEVANTAMENTO SOBRE O ACESSO DOS DISCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NO IFNMG- CAMPUS ARINOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 182


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Franco Binatto , Ana Gabriela Oliveira De Souza

ABSTRACT
Ainda que seja garantido pela legislação brasileira, o acesso ao Ensino Superior constitui-se ainda um desafio, que é parte do processo de enfrentamento das desigualdades econômicas e sociais. Os mecanismos de ação afirmativa e de inclusão social, dentre elas as políticas de cotas, constituem-se uma possibilidade de enfrentamento dessa realidade. Com a finalidade de conhecer melhor essa realidade, no contexto local, o trabalho teve como objetivo identificar as formas de acesso, bem como o perfil dos discentes do Bacharelado em Administração do IFNMG Campus Arinos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem quali-quantitativa, envolvendo 110 alunos regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Geras no IFNMG - Campus Arinos. Os dados foram obtidos por meio de um questionário e análise documental. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes em Administração do IFNMG Campus Arinos são mulheres, pardas ou negras, jovens, de baixa renda. O principal sistema de entrada dos participantes é o de livre concorrência, ainda que fizessem jus ao sistema de cotas. Os participantes não relatam terem vivenciado problemas para ingressar no Ensino Superior, sendo essa facilidade de acesso, um dos motivos para a escolha do curso.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns pela pesquisa! Uma contribuindo seria em trabalhos futuros tratar da mulher no curso de administração, acredito que já tem material para isso, partindo desse estudo. Acreditam que o fato do curso possuir mais mulheres que homens, divergindo do que diz o CFA demonstra uma nova realidade da Administração no Brasil?

Foto do Usuário Emille Marques Melo 09-02-2021 09:50:35

O tema faz um recorte social, apresentando os contrastes existentes de classes e dinâmicas de estudos, desta forma é possível perceber que a desigualdade social, norteá espaços diversos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.