A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MARKETING NO PROCESSO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA MULTINACIONAL DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 219


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Karen Keiko Ozaki , Gustavo Barbieri Lima

ABSTRACT
O objetivo geral da presente pesquisa é investigar a importância da inteligência de marketing no processo de previsão de demanda em uma multinacional de bens de consumo duráveis, apresentando suas vantagens como fator crítico de sucesso. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o estudo de caso (entrevistas semi- estruturadas e análise documental) como método de pesquisa, para se analisar o processo de inteligência de marketing aplicado na empresa. Os principais resultados apontam que: (a) a partir de entrevistas e análise de dados foi possível definir que o processo de inteligência de marketing passou a ser essencial no processo de previsão de demanda, e que impacta positivamente não só a organização em que se insere, mas estimula a criação de alianças com clientes varejistas; (b) a acuracidade da previsão de demanda impacta diretamente em toda cadeia de suprimentos, o cliente varejista e o cliente final; (c) ao mesmo tempo, uma previsão de demanda necessita de informações desses clientes e do mercado. É nesta etapa do processo de construção de volume em que o processo de inteligência de marketing se torna um fator relevante para o sucesso do negócio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cassia Dantas Neres 09-02-2021 09:50:35

Os autores, estão de parabéns, uma vez que o trabalho, compreende a proposta abordada. É a partir do marketing que o funcionamento no mercado de consumo fluir., a abordagem traga envolveu bem esse pressuposto.

Foto do Usuário Suzana Virgínia Da Costa Regis 09-02-2021 09:50:35

Tema super interessante, artigo flui bem e foi bem escrito, porém notei o uso de muitas citações diretas e quadros no referencial teórico e uma análise um pouco limitada dos resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.