Tecnologias Obsoletas: um estudo sobre como os consumidores estão descartando

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 286


Certificado de publicação:
Certificado de Luis Fernando Moreira

Certificado de participação:
Certificado de Luis Fernando Moreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Hank Miri , Roberta Rodrigues Faoro , Maurício Ciotta Oliveira , Cassiane Chais , Juliana Matte , Luis Fernando Moreira , Paula Patricia Ganzer , Pelayo Munhoz Olea , Mayron Dalla Santa De Carvalho

ABSTRACT
Obsoleto pode ser considerado a coisas que com o passar do tempo vão sendo substituídas, e isto ocorre com uma frequência muito grande em função da tecnologia que está cada vez mais avançada. A tecnologia obsoleta é vista como um obstáculo para a evolução digital, sendo considerados os equipamentos antiquados. O lixo eletrônico é um dos maiores problemas ambientais e sociais dos grandes centros urbanos do mundo inteiro. Desta forma, este estudo tem como objetivo identificar quais as formas utilizadas pelos consumidores para descartar a tecnologia obsoleta. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa através de um questionário onde foram entrevistados 209 consumidores buscando saber qual o destino que está sendo dado a estes equipamentos, se esses consumidores estão cientes dos problemas causados pelo errôneo descarte desse material, entre outras questões. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes estão conscientes, procurando levar esses resíduos a pontos de coletas específicos, porém, grande parte ainda não está sabendo como lidar com esse material após o término da sua vida útil. Adicionalmente, evidencia-se a falta de interesse dos envolvidos nesse tema tais como os fornecedores desse tipo de produto e também o próprio governo, os quais deveriam orientar os consumidores a fazer o correto descarte desses produtos, pois, se descartado incorretamente, acarreta em muitos malefícios para o meio ambiente e consequentemente para a saúde humana.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luciano Zamperetti Wolski 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, tema atual e relevante para a conscientização sobre o descarte consciente de lixo eletrônico. Na Figura 1, “destino do descarte”, tem como saber a faixa etária dos entrevistados?

Foto do Usuário Antônio Gomes Da Conceição 09-02-2021 09:50:35

''A pesquisa foi de natureza quantitativa, sendo destinada aos participantes de redes sociais de todas as idades.'' Diante das respostas da pesquisa, foi feito uma releitura pra saber algumas características locais ou regionais para saber a predominância das praticas desta pesquisa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.