Influência de tratamentos de sementes e doses de Bacillus subtilis na emergência de feijão vagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 198


Certificado de publicação:
Certificado de Gustavo Henrique Freiria
Certificado de Marjori dos Santos Gouveia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marjori Dos Santos Gouveia , Amanda Lovisotto Batista Martins , Ananda Covre Da Silva , Helio Fernandes Ibanhes Neto , João Henrique Vieira De Almeida Junior , Gustavo Henrique Freiria , Lúcia Sadayo Assari Takahashi

ABSTRACT
O objetivo do trabalho foi verificar a emergência de sementes com diferentes tratamentos e doses de Bacillus subtilis pré semeadura. Utilizando sementes da cultivar Macarrão Baixo, quatro tratamentos de sementes foram testados com aplicação de B. subtilis através de imersão em calda com (ICS) e sem (IC) secagem após tratamento, de pré embebição (PE) em calda e de biopriming (BP), totalizando quatro tratamentos de sementes, além da testemunha absoluta. Para a confecção das caldas, foram utilizadas testemunhas e concentrações (7, 14 e 28 ml produto/kg de sementes, diluídos em água destilada. Foram realizados os testes de germinação, Índice de Velocidade de Emergência (IVE) e Emergência final (EF). O delineamento foi inteiramente casualizado e os dados foram submetidos à análise de variância, sendo comparados por teste Tukey e regressão polinomial quando significativo, seguido de comparação com a testemunha absoluta via contraste ortogonal. Utilizou-se o software SISVAR. Houve diferença significativa para IVE isoladamente para doses e tratamentos, enquanto para EF apenas nesta última característica, em ambos os casos IC apresentou média inferior. Doses avaliadas isoladamente em IVE, indicaram tratamentos com respostas crescentes ao aumento de dose, com exceção de imersão em calda. O contraste ortogonal indicou significância para BP+28,0 em IVE e ICS+7,0 em EF. O tratamento de sementes com doses de B. subtilis não afeta a viabilidade de sementes de feijão vagem, e pode ter emergência acelerada quando submetido ao tratamento com ICS+7, além de emergência favorecida por BP+28.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Semião Gimenez 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, muito bem apresentado e discutido.

Foto do Usuário Anna Kelly Severino Santos 09-02-2021 09:50:35

Realizando a leitura do trabalho fica claro que os autores empenharam-se para seu desenvolvimento, apresenta uma importância para o meio agrário através de tudo que foi exposto contribuindo para o tema, na qual apresenta-se altamente relevante e com as conclusões que agregam grande contribuição para o meio acadêmico.

Foto do Usuário Luana De Carvalho Catelan 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui os resultados muito bem apresentados e discutidos. O tema é relevante e atual. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Lucas Kevin De Andrade Cruz 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho, muito bem planejado, discutido e apresentado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.