INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE E ÁREA RELATIVA NA SECAGEM DE TOMATE CEREJA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 233


Certificado de publicação:
Certificado de Kelyonara Maria Sales de Assis

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

David Santos Rodrigues , Kelyonara Maria Sales De Assis , Priscila Coeli Araújo Saraiva , Emília Carmem Da Silva , Julieny Aline Da Silva Nascimento

ABSTRACT
O tomate cereja é uma das variedades de tomate de maior popularidade em todo o mundo. No Brasil sua produção e comercialização têm sido impulsionadas nos últimos anos, pois esse fruto de sabor adocicado e tamanho reduzido é um ingrediente versátil da gastronomia moderna. A secagem visa à remoção da água de determinado material na forma de vapor, para a fase gasosa insaturada, que ocorre mediante mecanismo de vaporização térmica (ou sublimação na liofilização. Na secagem de um material sólido em contato com gás, a uma dada umidade e determinada temperatura, normalmente há um comportamento que pode ser tomado como padrão. A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A coleta, a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Tomando como base esses princípios estatísticos, o nosso trabalho consiste em verificar a influência da superfície e da área relativa na secagem do tomate cereja, calculando as medidas descritivas, aplicando-se a ANOVA e interpretando os resultados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anne Luize Lupatini Menegotto 09-02-2021 09:50:35

Seguem algumas sugestões de melhorias para o trabalho: - Por favor conferir, o último nome dos autores não está com negrito. - No Resumo (linha 5) está faltando fechar parenteses. O mesmo erro está no abstract, favor conferir. - No Resumo, ficou faltando descrever um pouco sobre os resultados e conclusões. - Na Introdução, 2o parágrafo (linha 3), o trecho ''de um alimento'' está repedido. - Seria interessante colocar um item no material e métodos sobre a análise estatística, já que é bastante importante para o trabalho. Poderia incluir a Equação do teste de Cohran neste item. - Nos resultados, é descrito que não há diferença significativa entre as amostras cortadas de maneiras diferentes, mas e referente as amostras que foram secadas inteiras? - Seria interessante apresentar as curvas de secagem para cada corte avaliado.

Foto do Usuário Reginaldo Ferreira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

No resumo, final do texto e objetivo, deve ser mudando o seguinte: Tomando como base esses princípios estatísticos, objetivou-se com esse, trabalho, verificar a influência da superfície e da área relativa na secagem do tomate cereja, calculando as medidas descritivas e aplicando-se a analise de variância, (ANOVA) na interpretação dos resultados. Na conclusão: Tirar o primeiro paragrafo todo da conclusão e deixar o segundo com as seguintes sugestões: Através de uma base de dados, foi possível aplicar a (ANOVA) e calcular as medidas descritivas, bem como, determinar que a superfície e a área relativa dos frutos de tomate cereja, foram influenciados diretamente pelo processo de secagem.Portanto, quanto maior a superfície de contato com o ar aquecido, mais rápido e homogêneo será o processo de secagem..

Foto do Usuário Priscila Franco Binatto 09-02-2021 09:50:35

O resumo deveria ser mais objetivo e conter principais resultados. Boa parte do trabalho foi destinado a explicar os testes estatísticos, faltou explorar e discutir um pouco melhor os resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.