AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO SOBRE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 227


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Ribeiro De Freitas Rocha , Rafael De Paiva Andrade , Moniki Campos Janegitz

ABSTRACT
Quando se tem interferência antrópica em área nativa para o uso agrícola, o solo sofre alterações significativas, sejam elas viabilizando e melhorando o cultivo ou inviabilizando o seu uso, sendo assim é de suma importância a escolha do manejo a utilizar, visto que o solo sofre modificações em suas propriedades físicas, químicas e biológicas, e em grande parte sendo irreversíveis. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de solo em diferentes áreas cultivadas em solo de textura arenosa. O experimento foi realizado em condições de campo no município de Iepê no estado de São Paulo, no período de 90 dias, sob um solo do tipo Latossolo vermelho distroférrico. Os tratamentos foram constituídos de 6 diferentes áreas de manejo e/ou cultivo de solo sendo: área de pastagem, cultivo de mandioca, cultivo de cana-de-açúcar, cultivo de eucalipto, área de mata e cultivo de milho, com quatro repetições e delineamento inteiramente casualizado. As variáveis analisadas foram: densidade, porosidade e respiração do solo. Foi estipulada também a infiltração de água no solo em minutos, para um total de 1500ml de água utilizada. De modo geral, a qualidade de solo é diretamente influenciada pelo tipo de cultivo. Quando comparado a área de pastagem com a mata e os outros cultivos, os resultados foram negativos em todas as variáveis, devido a sua compactação e indício de degradação. Enquanto a área de milho em preparo convencional de solo, apresentou menor densidade e maior porosidade, que pode ser devido ao excesso de operações mecanizadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, fácil de ser lido e compreendido.

Foto do Usuário Luisa Natalia Parra Sierra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e de contribuição para a área da ciência do solo.

Foto do Usuário Pedro Miguel Justo Arêas 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, tema relevante.

Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, ele contribui bastante na sua linha de pesquisa!

Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito e bem desenvolvido. É um importante tema.

Foto do Usuário Julyanne Braga Cruz Amaral 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho! Muito importante tratar de técnicas de manejo sustentável dos solos, a fim de promover a recuperação da capacidade produtiva dos mesmos. O tema é de grande relevância para a ciência do solo.

Foto do Usuário Ana Patricia Lima Sampaio 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Trabalho relevante para ser apresentado no evento e atende todos os requisitos para apresentação.

Foto do Usuário Lara Marie Guanais Santos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema. Gostei bastante de como foi escrito e também por se tratar de um tema atual

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 09:50:35

Trabalho pertinente para ser levado ao COVIBRA e atende todos os requisitos para apresentação. Ótimo trabalho. Gostei bastante de como foi escrito e também por se tratar de um tema atual

Foto do Usuário Leydiane Pereira Dias 09-02-2021 09:50:35

É um trabalho de grande relevância que trás consigo muito conhecimento na área.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho. Sempre válido avaliar o impacto do manejo na qualidade do solo, a fim de se buscar alternativas que mantenha ou melhore a qualidade do solo, tornando a prática sustentável. Uma sugestão: Caso não haja diferença estatística, não se pode dizer que um tratamento foi melhor ou pior que o outro, pois essas diferença deve ser devido a erros experimentais. Pergunta? Há necessidade de se avaliar o efeito do uso e manejo na densidade de partículas do solo? e porquê?

Foto do Usuário Melina Da Silva De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, a utilização do preparo do solo é uma fase muito importante para o sucesso da cultura Eu tenho somente um questionamento sobre a metodologia, qual o delineamento experimental utilizado? Não ficou explícito no trabalho No mais, muito bom

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.