NÚMERO EFETIVO DE FUNDADORES DA RAÇA CARIRI

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 209


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kaike Soares Oliveira Lacerda , Vanessa Daniele Mottin , Jhon Barbosa Da Silva , Jurandir Ferreira Da Cruz , Jennifer Souza Figueredo , Lorena Santos Sousa , Rosilene Gomes De Souza Pinheiro , Andrei Dos Santos Souza , Jaislânia De Jesus Nunes

ABSTRACT
Objetivou-se verificar, por meio da análise de pedigree, número efetivo de fundadores e sua contribuição nos ovinos da raça Cariri. Foram avaliados dados de pedigree de 1.728 animais nascidos entre 1994 e 2019. Para análise dos pedigrees e a estimação dos parâmetros populacionais foi utilizado o programa ENDOG versão 4.8. O número de fundadores foi 176, enquanto que o número efetivo de fundadores foi 14. Os dez principais fundadores foram responsáveis por 48,62% da variabilidade genética total. Conclui-se então que baixo número efetivo de fundadores presentes no pedigree dos indivíduos da raça Cariri aliado a falta de equilíbrio nas contribuições dos fundadores, está levando à perda de variabilidade genética e colocando a raça Cariri em risco de extinção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

Interecante o resumo, utilizou boas referências além de retratar um assunto pouco estudado visto a desvalorização das raças naturalizadas .

Foto do Usuário Emmilly Souza De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, resultados muito bem apresentados.

Foto do Usuário Jhon Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Resumo bem estruturado com tema relevante, e resultados bem apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.