CALIBRAÇÃO DE SONDA DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAR UMIDADE EM SUBSTRATO COMERCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 203


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alisson Macendo Amaral , Gabriel Müller Valadão , João Paulo Pereira Mendes , Marco Antônio Da Silva Verssiani

ABSTRACT
A umidade adequada é fundamental para o desenvolvimento inicial de mudas. Nesse trabalho, objetivou-se calibrar uma sonda de baixo custo como alternativa para monitorar a umidade em substrato comercial. A sonda usada é do tipo resistiva e foi conectada a um módulo conversor A/D, e estes, pos sua vez, a um microcontrolador arduíno. Amostras de substrato comercial foram acondicionadas em recipientes de PVC com volumes e densidades médias de 662,68 cm³ e 0,155 g cm-³, respectivamente. As amostras foram saturadas e depois submetidas à secagem em temperatura de 65 °C, com sucessivas pesagens para determinação da umidade volumétrica.  As umidades foram relacionadas com o sinal de saída das sondas por meio de regressão múltipla. Observou-se que a umidade máxima disponível no substrato foi de 0,56 cm³ cm-3 para um sinal de 128,09 bits e que este aumentou em resposta a redução do teor de umidade do susbtrato segundo modelo de terceira ordem e em intervalos distintos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

trabalho traz uma boa e concisa contribuição para calibração de sensores

Foto do Usuário Flávio Henrique Ferreira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns ao grupo pelo trabalho realizado. A calibração de sensores de umidade de baixo custo é uma etapa muito importante para obtenção de dados mais confiáveis. E esses equipamentos de baixo custo são viáveis financeiramente para produtores.

Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante mas apresentou muitos erros ortográficos. Escreveu material e métodos duas vezes e não escreveu resultados e discussão. Poderia ter colocado o custo deste sensor e detalhado melhor a metodologia com relação à programação.

O artigo apresenta uma grande relevância na área de instrumentação para determinação da umidade do solo, principalemente por

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.