ACÚMULO DE MASSA SECA DE PLANTAS DE COBERTURA PARA O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 246


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luara Silva Pereira

ABSTRACT
As plantas de cobertura expressam grande relevância no sistema de produção, sendo considerado um dos fatores essenciais para adoção do sistema de plantio direto. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de acúmulo de biomassa das plantas de cobertura (Pennisetum glaucum, Urochloa brizantha e Crotalaria juncea) em diferentes períodos de desenvolvimento (85, 100 e 117 dias após a semeadura) em delineamento de blocos ao acaso, em esquema bifatorial 3x3, com três repetições. O experimento foi realizado na área experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos. O espaçamento utilizado foi de 22 cm entre linhas. O P. glaucum exibiu maior produtividade de massa seca, seguido da U. brizantha e da C. juncea, sendo esta na qual apresentou menor produtividade, após 100 dias de semeadura. O P. glaucum apresenta acúmulo de massa seca semelhante ao longo do tempo. No entanto, as espécies U. brizantha e C. juncea apresentou maior acúmulo de massa seca depois de 100 dias de semeadura.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

no resumo a fonte está com tamanhos diferentes ao longo do texto, em: ''..sendo o fator A pelas plantas...'' acredito que faltou uma palavra entre FATOR e A. ''..sendo o fator A REPRESENTADO pelas plantas...'' Onde estão os resultados para massa verde?

Foto do Usuário Fábio Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Contribuição para ser bem elevante ao aspectos de importância realizada pelo seu trabalho. Tema muito bom. Gostaria que avaliasse o meu na linha de pesquisa bioecologia. Saudações Fábio

Foto do Usuário Igor Kieling Severo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está apto, seguindo as normas para publicação. Tema de suma importância em relação aos pilares para boa implementação de SPD.

O trabalho apresentado tem grande importância atualmente

Foto do Usuário Emmanuel Zullo Godinho 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem qualidade agronômica para expor em um evento.

Foto do Usuário Guilherme Semião Gimenez 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, uma assunto com grande relevância atualmente.

Foto do Usuário André Luiz Vianna De Paula 09-02-2021 09:50:35

Muito relevante para conversão do solo essa pratica agrícola.

Foto do Usuário André Kapingala Imbo Ndjamba 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastantante actual e relevante. Desenho experimental e metodologia utilizada bem explicados. Portanto, estäo os autores de parabéns! Gostava de fazer a pergunta seguinte: Tendo em conta a influência que a temperatura, disponibilidade de água e o fotoperíodo têm sobre a produçäo de biomassa vegetal, como acham que variariam os resultados encontrados por vocês no presente estudo caso a sementeira fosse efectuada em um mês diferente de janeiro na vossa localidade? Sugestäo: tendo em conta a pertinência do estudo sugerimos que se possível for efectuar o mesmo estudo em diferentes épocas do ano e comparar os resultados para se poder aferir a variaçäo dos mesmos.

Foto do Usuário Geraldo Acácio Mabasso 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está deveidamente estruturado, conforme a norma estabelecida pela organização do evento. O resumo está bem claro. O trabalho apresenta uma linguagem coerente, simples e clara. Só para verificar e adequar, se é necessário referir diferença significativa ou apenas diferença, pressupondo que isso resulta da análise estatística. A tendência verificada para as três espécies nas três avaliações foram similares, no entanto a acumulação da matéria seca da espécie P. glaucum foi similar em todas avaliações, que características podem explicar esse comportamento? Provavelmente outras variáveis, ligadas ao desenvolvimento ou taxa de crescimento poderiam ajudar a clarificar, acredito que o grupo deve ter os dados, não sei como operacionalizar isso.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.