CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI SUBMETIDO A ADUBAÇÃO ORGÂNICA E IRRIGAÇÃO COM ÁGUA PLUVIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 235


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Frederico Antonio Loureiro Soares , Daniely Karen Matias Alves , Fernando Nobre Cunha , Marconi Batista Teixeira , Gabriely Vitoria Matias Alves , Jean Gonçalves Oliveira , Fernando Rodrigues Cabral Filho

ABSTRACT
Objetivou-se com este estudo avaliar o crescimento do feijão-caupi submetido a diferentes doses de adubação orgânica (cama de frango) e irrigado com água da chuva. O experimento foi conduzido em casa de vegetação climatizada no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Adotou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, analisado em esquema fatorial, sendo cinco doses de cama de frango iguais a 0, 25, 50, 75,
100% da recomendação de fósforo, equivalentes a 1, 3, 5 e 7 ton ha-1 e, dois tipos de água (água pluvial e água de abastecimento), com quatro repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Ao final do ciclo do feijão, foram realizadas análises biométricas de diâmetro de caule (DC), comprimento de folha (CF) e largura de folha (LF). As fontes de água utilizadas para a irrigação não exercem efeitos nos parâmetros morfológicos do feijão. A dose
100% de cama de frango proporciona maiores valores de diâmetro de caule, comprimento de folhas e largura de folhas para o feijão-caupi.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alisson Macendo Amaral 09-02-2021 09:50:35

Sugiro inserir o Abstract no texto para que este alcance mais leitores do trabalho.

Foto do Usuário Bruno Marcos Nunes Cosmo 09-02-2021 09:50:35

O estudo apresenta relevância pois traz uma cultura de importância econômica e avalia dois pontos muito em alta na agricultura moderna, as possibilidades de água para irrigação e a adubação orgânica. Contudo, destacam-se alguns pontos que poderiam ter sido explorados melhor no trabalho: A) Os autores dispunham de até 20 páginas para abordar seu estudo, então seria interessante ter inserido o título, resumo e palavras chaves em inglês, mesmo não sendo elementos obrigatórios, pois incorporam o trabalho e não havia nenhum tipo de restrição com relação ao tamanho do estudo; B) Apegado a questão do espaço, a introdução do trabalho foi curta, apenas com 3 parágrafos, cujo último era o objetivo e como foram usadas apenas 5 das 20 páginas disponíveis, os autores poderiam ter fundamentado melhor seu estudo em outros trabalhos semelhantes; C) Novamente com relação ao espaço, os autores tinham condições de trazer maiores discussões na secção de resultados, por exemplo, por que as variáveis escolhidas são importantes pensando na produtividade do feijão-caupi, por exemplo, aborda-las de forma um pouco mais aprofundada; D) Por fim, uma dúvida, caso o estudo já tenha sido encerrado (creio que seja o caso), por que não foi avaliada diretamente a produtividade? Estes componentes, sem dúvida, são muito importantes, mas não obrigatoriamente diferenças encontradas neles, podem refletir em alteração ou não de produtividade, que é a variável mais importante, quando se realizam recomendações ao nível de produtor rural. Como última consideração, o trabalho é relevante e interessante, porém creio que a discussão e lapidação dos achados do estudo, poderia ter sido melhor estruturada.

Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta contribuições relevantes, no entanto, seria recomendado melhorar a estrutura, como adicionar um Abstract e Palavras-chaves.

Foto do Usuário João Henrique Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o trabalho. Parabéns aos autores. Minha pergunta é bastante simples: Porque decidiram usar apenas uma fonte de adubo orgânico? E porque da escolha ''Cama de frango'' ?

Foto do Usuário Josiane Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Achei muito interessante o trabalho abordar o cultivo de um alimento tão consumido pelos brasileiros e, ainda, de forma orgânica. Como pergunta, gostaria de saber se o resultado da interação dose#tipo de água na análise de variância não foi significativo e, se não, por que os autores acreditam que isso ocorreu. Como sugestão, acredito que a tabela da ANOVA poderia ser acrescentada no texto.

Foto do Usuário Pedro Miguel Justo Arêas 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e bem escrito. Bom desenvolvimento da pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.