Mapeamento de corredores ecológicos na Reserva do Bugiu nos municípios de Araucária e Curitiba.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Bioecologia

Acessos neste artigo: 208


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carolina Da Silva , Pyramon Accioly

ABSTRACT
As florestas urbanas são fragmentos de áreas verdes em uma zona urbana. A criação, análise e gestão dessas áreas permite fortalecer e compreender sua importância, pois são áreas que proporcionam efeito positivo no comportamento humano além da importância ambiental. Este projeto visa elaborar o mapeamento de uma série de fragmentos localizados nos municípios de Araucária e Curitiba para a análise da paisagem do entorno de uma unidade de conservação da Reserva do Bugio. O mapeamento foi realizado com o auxílio dos programas Google Earth Pro® e Arcgis 10.1® para a obtenção, georeferenciamento e projeção dos fragmentos entorno da reserva. Foram obtidos resultados de diversos usos do solo dentro da reserva como: agricultura, uso antrópico, cavas, floresta ombrófila mista e floresta aluvial. A análise da paisagem de corredores ecológicos ocorreu a uma distância de até 1 km do perímetro da reserva, sendo classificados 38 fragmentos com área média de 17 ha. É de grande importância a conservação destas áreas florestais para manutenção ecológica e diminuição dos efeitos negativos da fragmentação de florestas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Beatriz Carneiro Leite 09-02-2021 09:50:35

O tema proposto pelo trabalho é relevante e foi abordado de forma coerente com a proposta, porém algumas questões poderiam ter sido discutidas mais profundamente, um exemplo é como os diferentes usos do solo dentro da Reserva impactam na fauna e na flora e consequentemente nos corredores ecológicos. Os materiais e resultados são bons, mas ocasionalmente expostos de maneira desorganizada, o que dificulta a compreensão ao longo do texto.

Foto do Usuário Felipe Misael Da Silva Morsoleto 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho , detalha bem a região, só senti a falta da menção das espécies que habitam o lugar.

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e importante justificável na atual conjuntura da preservação do meio ambiente.

Foto do Usuário Maykelle Vieira Mendes Gonçalves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e contribui para o tema proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.