Uso do óleo de girassol ozonizado no tratamento de feridas por mordedura em gato – Relato de caso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Medicina Veterinária

Acessos neste artigo: 363


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mateus Pinto Dos Santos Veloso , Marília Caroline De Andrade Oliveira , Cinthia Oliveira De Araujo Barreto , Rafaela Cabral De Souza , Ariane Conceição Melhor , Marília Carneiro De Araújo Machado , Maria De Lourdes De Jesus Santos , Aline Quintela

ABSTRACT
O ozônio é um gás presente na atmosfera, instável e com propriedades medicinais que conseguiu ser produzido e manipulado em laboratório. Na medicina veterinária tem bons resultados no tratamento das diversas patologias as quais esse tipo de tratamento é instituído, podendo também ser associado a óleos, formando então os óleos ozonizados, que apresentam bons resultados no processo de cicatrização de feridas, principalmente as infeccionadas e com difícil consolidação. O óleo de girassol ozonizado consegue resultados rápidos, devido a sua alta concentração de ácidos graxos, que irá favorecer as reações químicas entre o ozônio e o óleo, além de promover a hidratação e oxigenação prolongada do local que sofreu injuria, favorecendo a recuperação e o reestabelecimento do aporte sanguíneo no local. O presente estudo objetivou relatar um caso em que foi utilizado o óleo de girassol ozonizado no tratamento tópico de ferida por mordedura em felino, discutindo os benefícios do seu uso observados durante o processo de cicatrização da lesão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pollyana Ribeiro Castro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito e que traz novas perspectivas para o tratamento de feridas em animais domésticos. Além disso, mostra como o ozônio foi capaz de potencializar a cicatrização.

Tema relevante, com escrita de fácil compreensão. Resultados bem descritos e bem discutidos.

Tema muito interessante. O óleo de girassol é utilizado a bastante tempo na cicatrização de feridas. Essa abordagem traz o óleo como coadjuvante na cicatrização, uma vez que são utilizados medicamentos alopáticos sistêmicos e orais. Gostaria de saber se há algum artigo em modelo experimental para avaliarmos grupos controle e tratado.

Foto do Usuário Márgella Abreu Neves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi apresentado com clareza e com escrita de fácil compreensão. Minha dúvida seria de quanto tempo levaria a cicatrização caso não tivesse feito o tratamento com o óleo ozonizado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.