CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE BIODIGESTOR DE BANCADA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 206


Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Augusto Consoli Paciullo
Certificado de Raquel Maria da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raquel Da Silva Teles , Raquel Maria Da Silva , Edcleyton José De Lima , Daniela Da Silva Andrade , Maria Juliana Simplício De Souza , Fernando Ferreira Da Silva Dias

ABSTRACT
As mudanças climáticas devido a diversos fatores como por exemplo: o acúmulo de lixo, a emissão de gases (Ex. metano e o CO2) por causa da circulação desenfreada de automóveis e do descarte inadequado de esgotos e dejetos de animais, promovem o desequilíbrio ambiental. O uso de energia proveniente de fontes renováveis está cada vez mais em evidência devido à sensibilização da população, principalmente no que se refere a impactos ambientais. Pensando nesse fator, foi construído um biodigestor de bancada a partir de materiais de baixo custo e fácil aquisição. Bombona, cano, joelhos, flanges, mangueiras e outros materiais foram utilizados para a construção do biodigestor. O biodigestor consiste de uma bombona de plástico de 15 litros, onde foram acoplados registros, conexões de saída de biogás e biofertilizantes. Também a entrada de substrato de esterco bovino diluído em 1:2. O sistema também possui um selo d’água para regular a pressão interna e também à sua segurança. Foram avaliados os custos para a construção do biodigestor juntamente com a praticidade em sua montagem. O custo total para a construção do biodigestor foi de R$ 119,00. A produção de metano em volume de gás metano, em litros (L),  por volume de substrato, em m3, foi estimado em 377 L/m3. O sistema contruído nesse trabalho de baixo custo indica viabilidade, sendo indispensável mais estudos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dinara Grasiela Alves 09-02-2021 09:50:35

FALTOU DETALHAR MAIS A METODOLOGIA. TRABALHO BASTANTE INTERESSANTE.

Foto do Usuário Willian Aparecido Leoti Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho e escolha do tema. No entanto tenho algumas considerações observadas. Na introdução os parágrafos ficaram muito grande, poderia simplificar as hipóteses, o que deixaria bem mais claro a ideia do tema. No material e método, poderia ser bem mais detalhado, colocando os cálculos de conversão para a produção do gás.Nos Resultados e Discussões, ficou muito confuso, pois os parágrafos ficaram grandes, poderia mostrar os dados obtidos em forma de tabelas, assim com melhor exemplificar os ganhos e comparando o de bancada com outros modelos. Ficou confuso a informação de quantos meses ficou em operação o biodigestor. Gostaria de saber qual a operação que melhor se adapta ao biodigestor de bancada, em batelada ou continuo? .

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.