AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: INSTRUMENTOS PARA A QUALIDADE DO ACESSO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 225


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Brenda Pinheiro Evangelista , Breno Pinheiro Evangelista , Kerma Márcia De Freitas , Michelly Camilo Pereira , Rafael Bezerra Duarte

ABSTRACT
A avaliação em saúde caracteriza-se como uma importante ferramenta para a qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde. O estudo objetivou-se analisar por meio da literatura, os principais instrumentos de avaliação utilizados para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde, bem como a ampliação do acesso. Trata-se de uma revisão de uma revisão de literatura, realizada nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed. Os métodos de avaliações implementadas no contexto da atenção primária apresentam a satisfação dos usuários diante da assistência, ações e recursos provenientes do acesso na atenção primária, ressaltando a importância incorporar mudanças nas práticas de saúde dos gestores e profissionais da saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário André Luis Alves De Quevedo 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante para o campo de conhecimento. Abaixo apresenta-se uma sugestão e duas perguntas visando facilitar o entendimento do texto para os leitores. Sugestão: No primeiro parágrafo dos resultados apresentar quais foram os instrumentos encontrados na revisão, antes começar a discuti-los, pois facilita o entendimento para o leitor. Pergunta: Na metodologia, está descrito como critério de exclusão os artigos “[...] que não passaram por processos rigorosos de avaliação [...]”. Quais seriam esses critérios? Os autores informam ainda que fizeram uma “[...] leitura criteriosa [...]” para a constituição dos resultados e discussão da revisão de literatura. O que seria essa leitura criteriosa? Método de seleção dos artigos e extração dos dados? Att.

Foto do Usuário Karine De Souza Oliveira Santana 09-02-2021 09:50:35

O tema de estudo é de extrema relevância e contribui para a reflexão de como a Atenção Primária a Saúde vem sendo tratada pela gestão pública. Como sugestão, proponho: 1- Colocar no texto a lista das estratégias de avaliação encontradas na busca realizada nos artigos para depois apresentá-los, 2- Proponho apresentar um ''ranking'' de classificação dos métodos avaliativos encontrados. Como pregunta, questiono: 1- No que tange aos critérios de exclusão adotados, o quê consiste uma avaliação criteriosa? O quê foi considerado pelas autoras para esta definição? 2- Como o programa Previne Brasil irá promover a mudança na distribuição dos recursos? Quais os critérios serão considerados na avaliação deste programa?

Foto do Usuário Ana Amélia Antunes Lima 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo e de relevância para a área da saúde como um todo.

Foto do Usuário Ana Luíza Moreira Pauferro 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante e necessário. Mas acredito que o método deve ser melhor descrito, incluindo os critérios inclusão e exclusão dos artigos analisados. Concordo com o comentário anterior de um colega para a apresentação dos resultados. E o parágrafo sobre o Previne Brasil, na minha opinião, está um tanto descontextualizado no texto e sem adequada profundidade na descrição.

Foto do Usuário Gilvania Coutinho Silva Feijo 09-02-2021 09:50:35

Tema altamente relevante e artigo muito bem escrito. A metodologia pode ser melhor detalhada, principalmente em relação aos critérios de exclusão e descrição de quais os parâmetros são considerados ''critérios rigorosos de avaliação''

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.