Captação Ponderada: a saga do cadastramento da população no município de Diadema/SP.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 273


Certificado de publicação:
Certificado de Douglas Augusto Schneider Filho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ferla Maria Simas Bastos Cirino , Sérgio Marcos Da Silva Junior , Jussara Balbino De Aragão , Alessandra Passarini Calchiano , Douglas Augusto Schneider Filho

ABSTRACT
Tendo em vista que, a partir de janeiro de 2020 entrou em vigor o novo modelo de financiamento da APS, onde o cadastro do indivíduo é a base para cálculo da captação ponderada, propõe-se descrever a experiência do município de Diadema no cadastramento, atualmente com 84% de sua população cadastrada no e-SUS AB.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Prezados autores, Inicialmente parabenizo-os pelo tema proposto pelo trabalho consonante com a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Entretanto faz-se necessário destacar alguns pontos que poderão ser relevantes para aprimorar o estudo: Descritores: os autores poderiam acrescentar descritores extraídos do DECS (Descritores em Ciências da Saúde) que sintetizem os principais assuntos abordados pelo estudo; Siglas: a primeira vez que utilizar uma sigla no texto, esta deve ser acompanhada por seu significado por extenso (Ex: Ministério da Saúde (MS); Método: faz-se necessário indicar o delineamento do estudo, há referencial teórico ou metodológico que o embase? Considerações finais: é necessário responder ao objetivo, após este passo o autor tem a liberdade para descrever as considerações em relação ao estudo (potenciais, limitações, novas possibilidades para a pesquisa, ensino e extensão). Referências: é necessário acrescentar as referências utilizadas para a construção do resumo expandido.

Foto do Usuário Débora Santa Mônica Santos 09-02-2021 09:50:35

Prezados autores, inicialmente os parabenizo pela escolha do tema. Trago algumas contribuições para melhoria do trabalho apresentado. No resumo deve constar de forma sucinta: introdução, objetivos, metodologia, resultados e palavras chaves. Importante que as siglas seja descritas por extenso quando citadas pela primeira vez. Os objetivos não foram expostos e nem o desenho metodológico. Embora na metodologia conste que no município houve a contratação de 150 ACS para o cadastramento dos usuários, não houve contextualização do cenário epidemiológico do COVID 19 que, provavelmente, modificou esse trabalho no território. O percurso metodológico cumpre o que está colocado nos objetivos, sem eles o trabalho perde o foco. Muito importante a colocação do referencial teórico e as referencias bibliográficas usados no trabalho, conforme regras da ABNT ou Vancourver.

Foto do Usuário Francisco Wagner Sousa De Lima 09-02-2021 09:50:35

Nobres colegas, parabéns pelo empenho em desenvolver o trabalho. Gostaria apenas de deixar algumas sugestões que podem melhorar sua produção. O resumo transmite uma visão panorâmica do trabalho e é seguido de palavras-chave. Deem prioridade no embasamento teórico para transmitir maior cientificidade à proposta, e não somente insiram, mas referenciem os autores, pois isso é imprescindível. Cuidado com siglas sem descrição. A metodologia deve ser lapidada, indico leitura de livros de pesquisa científica.

Foto do Usuário Adriana Da Silva Baltar Maia Lins 09-02-2021 09:50:35

Excelente abordagem e de muita relevância, tendo em vista que a captação ponderada, traz a oportunidade indireta da reorganização do processo de trabalho da equipe de saúde, tendo em vista que a partir dos cadastros, poderá se ter um diagnóstico de área e planejar ações mais coerentes, além da garantia do incentivo financeiro.

Foto do Usuário Andréia Garbin 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de iniciativa fundamental para reconhecer o território e as necessidades de saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.