A EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 278


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Tibério Armando Saveca , Fernando Pacheco Montero , Rolando Castro Marcelo

ABSTRACT
RESUMO: Introdução: A aula de Educação Física Especial pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil para o desenvolvimento psicomotor das crianças com Necessidades Educativas Especiais, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Essas vivências e experiências com o corpo possibilitam que a criança descubra seu limite, valorize seu próprio corpo, compreenda suas possibilidades e perceba a origem de cada movimento. Objectivo: Analisar as principais tendências contemporâneas da Educação Física Especial e o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil das crianças com Necessidade Educativas Especiais. Materiais e Métodos: pesquisa bibliográfica com análises da literatura baseada em livros, artigos, teses e dissertações de diversas fontes contemporâneas de modo a refletir-nos acerca do objecto de estudo e sua relação com a realidade do fenómeno apresentado. Resultados e discussão: de acordo com a literatura revisada, estudos e autores consultados o desenvolvimento da consciência corporal, autonomia psicomotora; o papel do movimento na construção da base motora e do esquema corporal; a estimulação, exploração e experiência motora assim como a relação entre o desenvolvimento das funções cognitivas e desenvolvimento académico norteiam as principais tendências contemporâneas da Educação Física Especial e o Desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil das crianças com Necessidade Educativas Especiais. Referências Bibliográficas: TOMPOROWSKI et al., (2008); GONÇALVES, F, (2010); CHADDOCK et al., (2011); ROSSI, F.S, (2012); CARDEAL et al., (2013).

Palavras-chaves: Educação Física Especial, Desenvolvimento Psicomotor, Educação Infantil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema aborda um tema de uma fundamental relevância que é a educação fisica a alunos com necessidades educacionais especiais.

Foto do Usuário Tiago Campos Fonseca 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho!! Devemos explorar mais este tema, ainda temos pouco incentivo em nossa escolas.

Foto do Usuário Ana Cláudia Ferreira Santos 09-02-2021 09:50:35

É um artigo com uma abordagem interessante e de relevante importância.

Foto do Usuário Rodrigo Narciso De Novais 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e bem contextualizado. Parabéns.

Foto do Usuário Juliana Medina Do Amaral 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e muito importante para reflexão da inclusão de crianças especiais

Foto do Usuário Taecia Da Cunha Soares 09-02-2021 09:50:35

De modo geral o artigo apresenta uma boa revisão sobre o tema proposto, alcançando o objetivo do mesmo. Sugere-se apenas uma revisão ortográfica e gramatical.

Foto do Usuário Pablo Júnior Rodrigues Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante e de relevância para a educação infantil.

Foto do Usuário Isabela Nascimento Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

EStudo mu.ito pertinente e de grande relevância para as investigações dos conteúdos da área de educação física escolar e para esse público

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.