O APOIO INSTITUCIONAL NO MONITORAMENTO DE CASOS DE COVID-19 DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de Daniele Machado Pereira Rocha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Agostinho José Passos Borges , Deisiane Dos Santos Silva , Daniele Machado Pereira Rocha

ABSTRACT
Introdução: O município de Camaçari decretou em 20 de Março de 2020, situação de emergência, após confirmação do primeiro caso de Coronavírus, reorganizando o processo de trabalho das Unidades de Saúde. Com isso, o Apoio Institucional elaborou uma ferramenta que proporciona o monitoramento da evolução dos casos de uma Unidade de Saúde da Família. Objetivo: Descrever o processo de monitoramento para identificação do número de atendimentos, casos confirmados e óbitos por COVID-19 realizado pelo AI em uma USF do município de Camaçari/BA. Metodologia: Trata-se de um artigo com abordagem quantitativa, utilizando dados primários, como os formulários Fast-Track e ficha de notificação, bem como, dados secundários, extraídos dos boletins epidemiológicos do município. Resultados e discussão: Com os dados coletados percebemos que até o mês de julho foram 221 casos confirmados de Covid-19 da USF PHOC III, deste observou-se a ocorrência de 01 óbito de usuário com comorbidades e 06 óbitos suspeitos. A maioria dos casos correspondia ao sexo feminino e faixa etária de 20 a 29 anos, destoando dos dados relacionados à totalidade no município, porém corroborando com estudos sobre perfil de casos do Novo Coronavírus em outras localidades. Conclusão: O monitoramento tem auxiliado na tomada de decisão, sobretudo na quantidade de profissionais que a USF necessita para um atendimento qualificado. Existem fragilidades e desafios que precisam de um olhar mais cuidadoso, entretanto um monitoramento qualificado, a resiliência dos profissionais atuantes, o trabalho multiprofissional, o conhecimento do território e, sobretudo, a implicação no processo de trabalho contribuem para o enfrentamento da pandemia.

Palavras-chave: Coronavírus; Monitoramento; Vigilância em Saúde Pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho cientifico apresenta relevância e inovação no tema, ao contemplar um modelo organizacional de gestão,especificamente o Apoio institucional, no planejamento de acoes e na assistência a saúde para o monitoramento de casos de COVID, no nível de atenção básica.

Foto do Usuário Glória Beatriz Lopes De Santana 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, boa linguagem e objetivo claro

Foto do Usuário Lucilene Renó Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho e pelas ações desenvolvidas junto à Atenção Básica buscando qualificar o cuidado e resultado em saúde nesse período de pandemia. Vale revisar se o objetivo deve focar nas ações do Apoio Institucional na reorganização das ações, monitoramento e uso nas tomadas de decisão, sendo assim um relato de experiência qualitativo ou se o foco seria a análise epidemiológica da incidência de casos, etc...o material está bem analisado nessa perspectiva.

Foto do Usuário Luiz Eduardo Oliveira Matos 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho, parabéns a todos os envolvidos!!!!

Foto do Usuário Anna Karolina Da Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado, temática bastante relevante e de grande importância para a vigilância em saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.