ACESSIBILIDADE ADEQUADA DE MEDICAMENTOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 229


Certificado de publicação:
Certificado de Natiely de Araújo Silva Farias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Natiely De Araújo Silva Farias , Leonardo Dos Reis Bubanz , Maria Juliana Vasconcellos Bragado , Karla Da Silva Guimarães Rocha

ABSTRACT
O medicamento é considerado um insumo de fundamental importância para os sistemas de saúde, a Organização Mundial de Saúde estabelece que garantir a acessibilidade, disponibilidade e promover o uso racional de medicamentos é um grande desafio para a maioria dos países. O objetivo desse estudo é fazer uma avaliação de revisão de literatura no meio científico, de estudos que concentram seu foco na acessibilidade adequada de medicamentos, através do Sistema único de Saúde - SUS. Este estudo trata-se de uma análise bibliográfica na qual tem caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados nacionais e internacionais, o período analisado para estudo foram de 2010 a 2020. O acesso a medicamentos para diabetes e hipertensão ocorre pelo fato do crescente aumento da prevalência dessas doenças na população brasileira. Os resultados encontrados mostram alta prevalência de acesso aos medicamentos destinados as doenças crônicas, entretanto mesmo com esses resultados, no Brasil este percentual está entre baixo e médio, considerando o sistema universal existente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Willian Marcos Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, com um bom referencial teórico. Trata-se de um tema pertinente e que deveria ser mais abordado e discutido. Sendo assim o Trabalho atende as normas estabelecidas.

Foto do Usuário Fernanda Fernandes Farias 09-02-2021 09:50:35

Um tema relevante. Demonstra que o acesso a medicamentos no setor público brasileiro não pode ser restrito as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Como sugestão, a sigla SUS poderia ser aplicada mais vezes durante o texto, evitando repetições. Parabéns!

Foto do Usuário Amarildo Alves Nogueira 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é relavante para a atual conjuntura pandêmica da atualidade, a leitura agradável e de fácil entendimento, objetivo claro e bem desenvolvido como um todo. Abordando uma das tecnologias em saúde mais utilizadas no sistema, demonstra a necessidade de, a cada oportunidade discutirmos os parâmetros necessários para a utilização desta tecnologia para usuários famílias e coletividade.

Foto do Usuário Laura Dayane Gois Bispo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Temática relevante, a qual instiga repensar a problemática na perspectiva da gestão (recursos financeiros, mapeamento territorial das necessidades da área da UBS...) , Implementação da atenção primária com programas e ampla demanda concomitantemente e afins.

Foto do Usuário Carla Nadja Santos De Sousa 09-02-2021 09:50:35

Os resultados e discussão poderia ser mais explorado. Sugiro acrescentar as tabelas que caracterizam de fato a revisão integrativa de literatura. Bem como o fluxograma através da figura PRISMA na metodologia, que também está bastante sucinta, para esclarecer como foi realizada essa revisão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.