Estratégias de Educação Permanente em Saúde: apoio contra a disseminação da COVID-19 no Município de São Gonçalo.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 228


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda de Azeredo Abreu

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thatiana Vieira Mattos , Fernanda De Azeredo Abreu , Mariana De Paulo Souza

ABSTRACT
O Município de São Gonçalo/RJ, com uma população estimada de 1.084.839 em 2019 (IBGE,2019), teve o primeiro caso de Covid 19 confirmando em 24 de março de 2020, gerando demanda de ações educativas e preventivas na rede municipal de saúde aos profissionais da linha de frente para o enfrentamento do vírus, ocasionando sobrecarga de trabalho, falta de informações assertivas, insegurança na atuação da assistência prestada por ser uma doença desconhecida. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é relatar a experiência do Núcleo de Educação Permanente em Saúde diante dos desafios ao novo Coronavírus. Para a realização deste caminho, optou-se por um relato de experiência baseado na vivência do enfrentamento da pandemia instalada na cidade, no qual gerou uma atuação eficiente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde para os profissionais da linha de frente. Neste momento, realizamos levantamos das necessidades e demandas junto aos coordenadores das unidades de saúde no qual identificamos problemas relacionados à desinformação do que se tratava o vírus, sua forma de contaminação, manejo clínico, de como se proteger, como orientar a população sobre a disseminação e contaminação, levando aos colaboradores a insegurança de atuar e prestar uma assistência com qualidade e mais assertiva para a população. Após as capacitações concluímos que ações de educação permanente têm uma grande relevância e devem ser constantes nos serviços de saúde, contribuindo desta maneira para a qualificação dos profissionais no exercício de suas funções com mais segurança.

Palavras-chave: Educação Permanente; Pandemia; Educação em Saúde

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Magnezi Delphino 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual, que contribui para a educação do momento atual que estamos enfrentando.

Foto do Usuário Eduardo Guadanin 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante. O momento atual de pandemia exige respostas rápidas e eficazes da gestão. A educação permanente permite a construção de estratégias pedagógicas que respondam as necessidades das equipes de saúde no cuidado cotidiano dos usuários. Nesse sentido a referida ação de EP foi efetiva em responder as necessidades geradas no contexto atual da pandemia. Porém senti falta de de uma descrição das estratégias pedagógicas utilizadas, por que a educação permanente propõe metodologias ativas de ensino aprendizagem.

Foto do Usuário Joseane Stahl Silveira 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e de grande importância.A experiência e o trabalho realizado parecem interessantes, porém o resumo não aprofunda questões necessárias para entender todo o processo, tais como, quais as estratégias de educação permanente utilizadas nas capacitações e treinamentos?

Foto do Usuário Mariana De Paulo Souza 09-02-2021 09:50:35

O tema muito importante. E de muita relevancia para os profissionais da saúde.

Foto do Usuário Thatiana Vieira Mattos 09-02-2021 09:50:35

O tema atual e relevante para todos profissionais da linha de frente.Com estratégias rápidas e atualização dos profissionais

Foto do Usuário Renata Dos Anjos Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela proposta, mas sugiro um cuidado maior ao se apropriar de uma abordagem política tão cara e tão necessária, sobretudo explorar as dinâmicas de atuação, estratégias, enfrentamentos, retrocessos e avanços dialogam de maneira muito pertinente com a realidade política, social, econômica e social, que já enfrentávamos no passado e ainda enfrentamos atualmente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.