DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NO CENÁRIO DE PRÁTICA DO PET-SAÚDE: UMA ÁNALISE NA PERSCPECTIVA DA INTERPROFISSIONALIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 212


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sheila Dos Santos Silva , Monise Queiroz Brito De Souza , Matheus Sousa Santos , Jacqueline Oliveira Freitas , Cíntia Da Silva Souza , Tyson Andrade Miranda , Jamiley Dias Santana Moreira Gomes , Maria Da Conceição Dos Santos Oliveira , Rodrigo Narciso De Novais , Neuza Santos De Jesus Silva , Silvania Sales De Oliveira , Tatiane De Oliveira Silva Alencar , Maíra Moreira Peixoto Coelho

ABSTRACT
RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência interprofissional de participantes do PET-Saúde na realização do diagnóstico situacional da unidade de saúde e território que compõem o cenário de prática do grupo tutorial 03 do PET- Saúde Interprofisisonalidade dimensionando a experiência interprofissional e a prática colaborativa e contextualizando com o processo de trabalho da equipe de saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência de um grupo tutorial do PET-Saúde interprofissionalidade em um dos cenários de prática do programa, na rede básica de saúde, realizadas no ano de 2019. Resultados: O processo de trabalho realizado na USF é tido como multiprofissional e pautado no trabalho em equipe. Contudo, para o alcance de uma ação interprofissional, deve haver integração por meio da interação entre o trabalho de diferentes profissionais, a fim de potencializar os resultados da equipe, de forma interativa, com o propósito explicito de avançar na perspectiva da colaboração. Conclusão: Pode-se inferir que práticas interprofissionais ainda são pouco frequentes. A educação interprofissional deve ser utilizada como estratégia de aperfeiçoamento profissional, o que colabora para a inserção nas práticas de atenção à saúde.

Descritores: Interprofissionalidade; Diagnóstico situacional; PET-Saúde interprofissionalidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larice Marques Della Mea 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, também sou parcipante de um Eixo do PET/ Saúde Interprofissionaliade e consegui compreender os resultados apresentados.

Foto do Usuário Claudia Cerqueira Graça Carneiro 09-02-2021 09:50:35

Excelente estudo. Bem realizado, com abordagem de uma temática atual que é a interprofissionalidade!

Foto do Usuário Daniele Machado Pereira Rocha 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, entretanto, senti falta da inclusão dos dados do e-SUS no diagnóstico situacional.

Foto do Usuário Filiciana Ferreira Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo está excelente e atende ao objetivo proposto

Foto do Usuário Juliane Andrade 09-02-2021 09:50:35

A temática é extremamente atual e relevante, porém não houve uma coerência entre as sessões que estruturam o artigo, além de a escrita não apresentar-se fluída. Também sugiro rever as siglas e estabelecer uma padronização. Quanto à coerência entre as sessões, por exemplo, o método não traz elementos coerentes ao Objetivo, que ao mesmo tempo não são respondidos claramente na sessão Resultados. Estabelecer uma referência para Diagnóstico Situacional e EIP, como também apresentar os itens que compuseram o Roteiro Guia, pode contribuir para a integração entre as sessões mencionadas, além de deixar mais claro a apresentação dos Resultados e ter uma discussão dialógica com o referencial teórico da EIP. Salienta-se, ainda, que o objetivo do resumo está diferente do objetivo no corpo do artigo, sendo que o último está mais claro. Sugiro ampliar a revisão da literatura e verificar a diferença entre Atenção Domiciliar e Visita Domiciliar. Trago também o seguinte questionamento: A visita domiciliar foi a única ferramenta para conhecer o território? Se sim, foi o suficiente para atender ao objetivo proposto?

Foto do Usuário Tatiana Pestana Barbosa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho esta otimo, bem articulado e tema importante

Foto do Usuário Iraneide Nascimento Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tendo em vista a importância da Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) na formação profissional de estudantes universitários da área da saúde, este estudo é de grande importância pois fomenta a integração entre ensino, serviço e comunidade. O texto está bem escrito e com referência atualizadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.