A Experiência da Gamificação na Educação na Saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Joseane Stahl Silveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joseane Stahl Silveira , Lyana Duarte Borba Da Silva , Roberta Mielczarski Martins , Elisa De Souza Conter

ABSTRACT
A utilização de metodologias gamificadas vem sendo cada vez mais estudada e aplicada na educação. Neste artigo iremos abordar perspectivas teóricas sobre o uso dessas metodologias e sobre a educação de adultos com o intuito de analisarmos como esse tipo de metodologia pode motivar e trazer uma aprendizagem mais significativa para os indivíduos. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, através da coleta e análise dos dados relativos à pesquisa de satisfação de um curso, informações colhidas após a realização de treinamento na área da saúde utilizando um game como metodologia. Foi possível perceber que os indivíduos se sentem amplamente motivados com o aprender fazendo, em que podem experienciar de uma forma mais lúdica as situações do cotidiano do seu trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Priscila Franco Binatto 09-02-2021 09:50:35

Seria muito interessante se a metodologia da “experiência de gamificação”, enunciada no título, tivesse sido apresentada. É preciso rever as menções aos termos: Jogo, Game e Gamificação, pois, parecem estar sendo utilizados como sinônimos. Vale a pena conferir as regras de citação e informações que não trazem a referida citação. Não há um objetivo de pesquisa claramente definido, o que dificulta a compreensão da proposta. O item desenvolvimento, traz elementos da metodologia, alguns resultados e citações sem análises ou vinculação direta com resultados. A primeira frase da conclusão repete a última frase do item desenvolvimento.

Foto do Usuário Albert Lengruber De Azevedo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Sucesso nas demais produções.

Foto do Usuário Anny Karoliny Da Chagas Bandeira 09-02-2021 09:50:35

A temática e inovadora cada dia sendo revelada na educação, só gostaria que a metodologia e resultados tivessem mais organizados, de toda forma foi um bom resumo e trabalho. Parabéns

Foto do Usuário Afonso Iago Lima Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Tema bem relevante, referências atuais, para melhorar o trabalho algumas considerações, quanto as palavras chaves utilizadas, adicionar a palavra ''gamificação'' e fazer alguma relação do trabalho com a pandemia ou retirar essa última palavra chave. Já com relação a introdução de forma geral, tem que dialogar mais com a literatura. Colocar as referências que expliquem os temas citados no trabalho por exemplo gamificação e TICS, esse último apenas foi citado nas palavras chave e não explicado no trabalho. Os objetivos acredito que ficaram bem implícitos e poderiam ser expressados no texto para melhor entendimento.

Foto do Usuário Rose Luz Silva Perez 09-02-2021 09:50:35

O termo principal, gamificação, não foi bem explanado em seu conceito, não ficando claro, para quem não tem familiaridade com o mesmo, do que se trata. Necessária melhor exposição sobre a experiência e sua importância como nova metodologia para a educação em saúde.

Foto do Usuário Leandro Lopes Gibson Alves 09-02-2021 09:50:35

Gamificação em Educação em Saúde sempre será um tema de extrema relevância para a comunidade cientifica.

Foto do Usuário Francisco Jose De Lunas Junior 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela temática do estudo. Sugiro que seja citado no trabalho a formação dos autores para conhecimento e correção de algumas referências.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.