ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO A PACIENTES IDOSOS ACOMETIDOS POR FRATURA DE FÊMUR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 266


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Lúcia Duarte Pereira , Paulo César De Almeida , Aline Queiroz De Sousa Fiorenza , Carla Nadja Santos De Sousa , Lívia Nornyan Medeiros Silva , Anne Itamara Benigna Evangelista Aires , Vanessa Moreira Chaves , Priscila Alves Da Silva Xavier

ABSTRACT
A fratura de fêmur em idosos tem sido cada vez mais recorrente nas emergências hospitalares. Hoje há no Brasil aproximadamente 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e que, em 2025, esse número chegará a 32 milhões, passando a ocupar o 6º lugar no mundo em número de idosos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar discussões na literatura científica que envolvam o trauma de fêmur em idosos para subsidiar a prevenção de futuras consequências. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, desenvolvido por meio das bases de dados LILACS, SCiELO e BDENF no período de 2015 a 2019. Os artigos foram pesquisados a partir do operador booleano AND e três descritores: Assistência de Enfermagem Integral à saúde do Idoso AND Acidentes por Quedas AND Fraturas de fêmur. Os critérios de inclusão e exclusão foram pré-estabelecidos. Os resultados permitiram a constituição de três categorias temáticas para elucidação do tema pesquisado que evidenciou que é extrema relevância o papel da enfermagem nos cuidados dos pacientes idosos vítimas de trauma femoral, no qual através do conhecimento e técnica passa oferecer orientações e esclarecimentos necessários à promoção do bem estar e melhoria das condições geral do paciente. Portanto, conclui-se que é imprescindível que o profissional de enfermagem possua respaldo científico para atuar e que acima de tudo não perca seu olhar crítica atendendo de maneira mecanicista apenas a fratura, mas sim a pessoa idosa de forma holística.

Palavras- chave: Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso; Acidentes por Quedas; Fraturas de fêmur; Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raiane Caroline Garcia 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante e está bem escrito, no entanto, acredito que poderia ter referências mais atualizadas na introdução.

Foto do Usuário Vanessa Moreira Chaves 09-02-2021 09:50:35

o tema é bastante significativo em relação ao estudo com idosos acometidos a fratura de fêmur, pois é uma condição que atinge vários idosos.

Foto do Usuário Miria Lima Valente 09-02-2021 09:50:35

muito bom trabalho para a conscientização para o cuidado com os idoso

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.