EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DO RJ NO COMBATE A COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 259


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gerson Sant Anna Braga , Márcia Cristina Chagas Macedo Pinheiro , Flavia Soares Batista

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: A partir do desenvolvimento dos profissionais de saúde, o aperfeiçoamento possui diversas atribuições , dentre elas , estimular e apoiar a realização das atividades de Educação Permanente (EP) em Saúde nas unidades de serviços de saúde. Instituir e fortalecer a EP nas equipes de saúde de atenção básica, através de uma equipe técnica que atue no planejamento, na execução, no monitoramento e na avaliação das ações e serviços de saúde.  Em março de 2020, com o aumento dos casos confirmados do Covid-19 no mundo, optou se por suspender as reuniões de EP presenciais em uma unidade de saúde do estado do Rio de Janeiro e estruturar os meios de comunicação virtuais visando cooperar para a melhoria das ações no enfrentamento da Covid -19 prestados à população. OBJETIVO:Analisar as ações de EP em saúde como o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas equipes de saúde de atenção básica voltados ao enfrentamento da Covid -19.MÉTODO:Foram realizados cerca de dez encontros virtuais, entre os meses de março a julho 2020, com os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogas, gestores de saúde e analistas), empregando a ferramenta MICROSOFT TEAMS para construção da troca do conhecimento e reflexão sobre os temas acerca da prática profissional no combate ao Covid -19. Trata se de foco de intervenção de caráter participativo, os profissionais foram estimulados a construírem, analisaram e interpretarem material teórico, buscando com esse procedimento a elaboração de novos sentidos que orientam o agir concreto dos sujeitos envolvidos.  Buscando uma compreensão do tema, tentado se sempre apontar linhas de práticas a serem executadas pela equipe.  RESULTADOS:A realização da EP com as equipes de saúde ainda se encontra em andamento, entretanto, o resultado da experiência da EP estendidos graças as novas tecnologias de comunicação, e tendo em vistas os encontros digitais realizados, avalia-se ser de fundamental importância, pois essa experiência de aperfeiçoamento profissional, serve-nos de referência, acerca da contribuição do aprendizado no combate a pandemia de Covid-19. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:Contudo, não se trata apenas de encontros digitais, mas da necessidade de registrar as experiências de aperfeiçoamento como EP e boas práticas das equipes de saúde, que são como uma porta de acesso ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde.Portanto, buscou se criar um espaço, digital, para que essas equipes de saúde da unidade básica fizessem a análise e a reflexão sobre a própria prática, contribuindo para que os profissionais pudessem ampliar sua capacidade reflexiva e adquirir maior capacidade de intervir. A pandemia de Covid-19, trouxe a necessidade de as equipes de saúde modificarem processos de trabalho, por causa das novas demandas e diferentes formas de cuidado em saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edivane Pedrolo 09-02-2021 09:50:35

O estudo carece de uma melhor fundamentação teórica, estruturação e descrição da metodologia utilizada, não são apresentados resultados, apenas informa-se que o projeto está em execução. Há grandes fragilidades.

Foto do Usuário Rafaela Gomes Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Relato importante para o momento atual. Senti falta de estudos mais atuais.

Foto do Usuário Joseane Stahl Silveira 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante para a educação em saúde. pela análise do relato entende-se que foi um importante projeto de educação para o combate a pandemia, porém falta aprofundamento e detalhamento das ações realizadas.

Trabalho muito relevante para o período em que vivemos, porém faltou apenas um desenvolvimento melhor nos resultados, trazendo um pouco de discussão baseado em outros artigos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.