CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 296


Certificado de publicação:
Certificado de Andresa Teixeira Santos Correia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andresa Teixeira Santos Correia , Jussiele Santos , Gislene De Jesus Cruz Sanches , Sheylla Nayara Sales Vieira , Mara Lucia Miranda Silva , Gilcleide Moura Correia Damasceno , Kay Amparo Santos Duque

ABSTRACT
O objetivo desse estudo consiste em caracterizar e descrever a produção científica acerca das condições de vida e saúde da população em situação de rua. Como processo metodológico, foi utilizada a revisão sistemática da literatura, no período de 2013 a 2018. Foram adotados os seguintes critérios: todas as categorias de artigo, artigos com resumos e textos completos disponíveis para análise, aqueles publicados apenas no idioma português entre os anos de 2013 e 2018, e artigos que contivessem em seus títulos ou resumos os seguintes descritores em ciência da saúde (DeCS): Pessoas em Situação de Rua (HomelessPersons) e acesso aos serviços de saúde. O critério de exclusão dos artigos foi estudos que não atendessem os critérios de inclusão mencionados. Utilizou-se um formulário para levantamento e organização dos dados bibliográficos dos artigos científicos que foram representados em tabela e posteriormente analisados conforme a proposta do estudo, sendo selecionados 16 artigos.  O estudo permitiu observar que a população em situação de rua encontra grandes dificuldades de acesso aos serviços de saúde, e o Consultório na Rua se constitui como estratégia importante para a saúde dessa população e que são necessárias mudanças que favoreçam essa população em questão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cosme Rezende Laurindo 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem organizado, alcançando o objetivo proposto, com metodologia bem delineada. Recomendação para publicação em periódico científico devido a relevância do tema. Parabéns.

Foto do Usuário Silvana Oliveira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante! A população em situação de rua começou na década de 1980? Pergunto porque dá a entender no primeiro parágrafo que tal população começou a se constituir nessa década, mas é bom modificar o verbo (aumentou, intensificou) visto que a PSA existe desde a época escravista, inclusive faz falta caracterizar a cor de tal grupo atualmente que ainda consiste em maioria negra. No resumo está revisão sistemática e no resultado revisão integrativa, precisa modificar. Bom trabalho!

Foto do Usuário Silvana Maria Lage Soares 09-02-2021 09:50:35

Tema de relevância e bem apresentado. No contexto atual da pandemia do COVID19 uma população vulnerável que merece atenção.

Excelente! Muito importante abordar esse tema. Falar sobre a população de rua é falar sobre Saúde Mental e Políticas de Saúde. Fantástica explanação. Também sugiro que realizem uma publicação tendo em vista a temática e o debate realizado.

Foto do Usuário Rosana Maria De Lima 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é relevante e atual. O atendimento às pessoas em situação de rua constitui um verdadeiro desafio para os serviços de saúde e o consultório na rua é um importante dispositivo, pois tem maior possibilidade de criar vínculos, já que se aproxima da realidade dos sujeitos. O trabalho evidencia a necessidade de trabalhar de forma intersetorial para o atendimento das demandas dessa população, sobretudo quando a realidade é de insuficiência de equipamentos públicos, como abrigos e albergues, por exemplo. Parabéns!

Foto do Usuário Mayara De Almeida Lima Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Que tema fantástico! Parabéns aos autores pela temática abordada.

Foto do Usuário Joyce Mazza Nunes Aragão 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho! Bem delineado, atual e relevante para os dias atuais. Desperta a atenção dos profissionais de saúde para uma população que merece dignidade, em todos os seus aspectos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.