COMBATENDO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI: UMA PARCERIA SAÚDE E ESCOLA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de Andresa Teixeira Santos Correia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andresa Teixeira Santos Correia , Cizélia Barreto Santos , Jucilene De Jesus Damasceno , Mirian Souza Pereira Da Silva , Renara Meira Gomes , Adriana Correia , Gislene De Jesus Cruz Sanches , Sheylla Nayara Sales Vieira

ABSTRACT
Atualmente um pequeno e aparentemente inofensivo mosquito denominado aedes aegypti vem se tornando um dos maiores problemas da saúde pública. Nesse contexto, diversos estudos apontam a relação de determinantes ambientais e fatores climáticos sob a dinâmica das endemias, e conhecendo-se a pertinência e a magnitude do mosquito aedes aegypti no Brasil e no mundo, torna-se relevante realizar atividades voltadas ao âmbito de prevenção. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar a importância do desenvolvimento de ações de promoção à saúde, voltadas para o combate aos focos do Aedes aegypti entre escolares. Trata-se de um estudo, com relato de experiência, construído a partir da vivência dos discentes do curso de graduação em enfermagem, referente a uma atividade de educação em saúde, com enfoque a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O projeto evoluiu de forma positiva, visto que o brinquedo lúdico proporcionou interação entre as crianças assistidas e o tema desenvolvido e discutido. Essa atividade foi pensada como meio de proporcionar aos escolares um dos possíveis mediadores do processo ensino aprendizagem, que seria a atividade lúdica, figurando-se como método alternativo na disseminação do conhecimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lydia De Brito Santos 09-02-2021 09:50:35

Sugiro enriquecer o relato com imagens, trechos das falas e um maior aprofundamento da revisão da literatura.

Foto do Usuário Thiago Eduardo De França 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Um assunto que devemos refletir e debater, já que os efeitos da pandemia poderão se alongar. O importante é não perder o contato/vínculo aluno/professor.

Foto do Usuário Marilene Lopes Vieira 09-02-2021 09:50:35

O combate ao Aedes continua sendo um desafio, a inclusão das crianças neste processo educativo mostra-se muito eficiente. Excelente trabalho.

Foto do Usuário Bárbara Morgana Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de um tema relevante e criativo. Atividades lúdicas certamente auxiliam na aprendizagens com crianças e este conhecimentos são levados para seus domicílios e compartilhados com seus familiares. Encontrei no texto alguns erros gramaticais e fiquei curiosa quanto a faixa etária dos escolares, pois há crianças com 7 e 8 anos no 5.ano? Também achei estranho o fato da conclusão do trabalho ter sido como uso de uma das referências bibliográficas. Acho que a conclusão do trabalho precisa ser realizada pelos autores do trabalho e não por uma citação de referência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.