ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 257


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Fernandes Junior , Edson Rosa Dos Santos Junior , Simone Karla Apolonio Duarte

ABSTRACT
Introdução: O conhecimento das técnicas básicas em primeiros socorros contribui para a redução das sequelas e, do agravamento dos quadros de saúde em situações inesperadas que podem ocorrer no cotidiano escolar. Objetivo: Descrever a importância das práticas educativas em primeiros socorros em instituições de ensino de educação infantil. Método: Trata-se de revisão integrativa realizada a partir da busca de artigos na base de dados SciELO e Google Acadêmico, considerando o período de 2015 a 2020. A busca foi realizada por meio do método integrado, utilizando-se os termos: primeiros socorros, escola, prevenção e capacitação. Resultados: Foi possível evidenciar que os acidentes são comuns em crianças e comuns em ambiente escolar, a ausência ou falha no atendimento pode provocar sequelas e/ou morte dos alunos. Conclusão: que a carência de conhecimento pelos professores é um fato relevante que pode auxiliar para a elevação dos índices de mortalidade em crianças em idade escolar. Sendo necessário a criação de programas de formação continuada para professores de educação básica.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Déborah Sampaio Aragão Saldanha 09-02-2021 09:50:35

Não achei a figura 1 pertinente, poderia ser melhor elaborada para ter funcionalidade visual. A figura poderia ser um fluxograma a demonstrar o método usado, informando na figura o nome das bases de dados utilizadas, um total inicial de 155 artigos encontrados, o total final de 10 artigos selecionados. O tema é relevante, importante ser pesquisado principalmente devido a obrigatoriedade de capaciatação dos profissionais do ensino infantil em primeiros socorros, o que nem sempre é cumprido.

Foto do Usuário Andressa Rallia Aquino Soares 09-02-2021 09:50:35

Não entendi na metodologia a questão do tabagismo precoce qual a relação com com seu tema? A figura 01 está praticamente vazia. Sugiro que revise seu trabalho e deixe seu título mais claro e compatível com seu objetivo.

Foto do Usuário Fábio Magnezi Delphino 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante e atual, dispondo de uma ótima ferramenta para a educação em saúde, contribuindo para a formação do cidadão.

Tema muito importante, pois os professores devem sim ser capacitados para eventuais ocorrências no ambiente escolar.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.