DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO DISCENTE E SUAS ENTRAVES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 369


Certificado de publicação:
Certificado de Jeilson De Oliveira Moisés

Certificado de participação:
Certificado de Jeilson De Oliveira Moisés

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jeilson De Oliveira Moisés

ABSTRACT
Atualmente recebemos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, as quais para nós enquanto educadores é um desafio que aos poucos estamos vencendo, uma vez que muitos de nós ainda estamos despreparados em lidar com alunos que de alguma forma apresenta uma dificuldade específica, pois para os  docentes essa realidade pode ser mudando perante a presença de um profissional em Psicopedagogia que possam nos auxiliar nesses casos específicos. O presente artigo justifica-se pela necessidade de auxiliar o professor a desenvolver práticas pedagógicas que venham a somar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos que de alguma forma apresentam dificuldades de aprendizagem, e pelo simples fato de buscarmos uma parceria entre família e escola, a qual é de grande importância para que nossos educados obtenham um sucesso na vida, como também contribuir para que ele possa ter um desenvolvimento intelectual, moral e poder ser inserido na sociedade.  Este trabalho tem por objetivo ressaltar o conceito e bases históricas e científicas das dificuldades de aprendizagem, assim como a aplicação de um método para se trabalhar diferentes dificuldades de aprendizagem, bem como de investigar os fatores que de suma importância  para o exercício do docente  nos ambientes escolares para uma melhor prática para lidar com as dificuldades de aprendizagem. A base teórica da pesquisa buscou-se embasamento em pesquisas monográficas, artigos científicos e em livros e obras de autores que tratam da temática em discussão. Para essa pesquisa, utilizou-se na sua metodologia, do método descritivo, usando de pesquisas acadêmicas já publicadas em meios eletrônicos e livros impressos, que abordam sobre as dificuldades de aprendizagem. A mesma usou como embasamento e fundamentação teórica de autores que levam a discussão na área de educação especial como Alves (2007), Piaget, (1998) Vygotsky (1991), Smith (2001).  O estudo demonstrou que os resultados da pesquisa evidenciam que mesmo que o professor tenha um  papel  de detectar essas dificuldades, o mesmo encontra  em seu  trabalho diário barreiras em lidar com problemas apresentados por parte dos alunos, pois mesmo não tendo o apoio desejado, o mesmo demonstra grande interesse em estar solucionando essas dificuldades, uma vez que é rara a participação de órgão competes em relação a dar suporte ao professor.

PALAVRAS CHAVES: Educação Especial; Dificuldade de Aprendizagem; Estratégias e Processo de Ensino Aprendizagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 09:50:35

O artigo é claro, preciso e muito bom.

Foto do Usuário William Roslindo Paranhos 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem uma linguagem acessível, atendendo às normas exigidas pela academia. Bem embasado, com objetivo, metodologia e análises expressas, já no resumo. Extremamente relevante no contexto atual.

Foto do Usuário Wallace Apicelo Lima 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito coeso e bem objetivo. Minha única ressalva é em relação a conclusão que poderia ser mais desenvolvida.

Foto do Usuário Berliete Bolzani 09-02-2021 09:50:35

Senti falta de um esclarecimento maior quanto a metodologia, quais indexadores foram consultados? Período de busca e quantos artigos , livros, foram referencia para a amostra. Quais foram os críterios de inclusão e exclusão?

Foto do Usuário Natiely De Araújo Silva Farias 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, com um bom referencial teórico. Trata-se de um tema pertinente e que deveria ser mais abordado e discutido. Sendo assim o Trabalho atende as normas estabelecidas.

Foto do Usuário Angélica Pereira Da Cruz 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, muito bem escrito e abordado de forma clara e objetiva. Tema relevante e atual.

Foto do Usuário Marina Rosas 09-02-2021 09:50:35

A temática é interessante e atual. Sobre o método, sugiro que os autores classifiquem o tipo de revisão apresentada (mais próximo a uma narrativa), descrevam melhor os descritores utilizados, período de busca, bases de dados e as fontes secundárias (utilizou literatura cinzenta?). Nos resultados, elencar os achados e, a partir daí, trazer a discussão do referencial teórico (essa parte está bem explorada no texto).

Foto do Usuário Dierlen Ferreira De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante para conhecimento da sociedade, entretanto evite citações diretas.

Foto do Usuário Denilson Dutra Da Silva 09-02-2021 09:50:35

consigo vê com alegria e entender, o que o autor quis falar, então muito bem escrito.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.