Manejo dos professores frente alunos com Diabetes Mellitus tipo 1

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 282


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Paula Franco Pacheco

Certificado de participação:
Certificado de Ana Paula Franco Pacheco

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Phd Pedro Sadi Monteiro , Solange Baraldi , Karina Líbia , Ana Paula Franco Pacheco

ABSTRACT
Apesar do diabetes mellitus tipo 1 (DM1) ser uma das doenças crônicas mais prevalentes na idade escolar, atingindo cerca de 88 mil crianças no Brasil, seu manejo nesse ambiente é pouco descrito na literatura nacional. O estudo objetivou descrever o grau de conhecimento de professores de escolas públicas, no manejo de situações com crianças portadoras de DM1. Utilizou-se como método o estudo de base epidemiológico transversal descritivo, com aplicação de questionário validado contendo quatro categorias: Dados de Identificação; Conhecimentos sobre DM1; Manejo dos educadores na presença de uma criança diabética na escola e Manejo do DM1 pela instituição. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e março de 2019 (n=151). A maioria dos entrevistados é do sexo feminino e os mesmos consideraram seu conhecimento pouco suficiente quanto à doença e ao manejo das situações de descompensação glicêmica; 31,13% referiram ser orientados sobre a ocorrência da doença na escola; 69,54% relataram que a alimentação ofertada é padronizada para todas as crianças. A partir da análise dos dados considera-se necessário aprimorar ações institucionais para melhorar a qualificação e a comunicação junto aos professores quanto ao manejo de situações que envolvem os escolares com DM1.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Cuidado da Criança

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosiane Rodrigues De Almeida 09-02-2021 09:50:35

excelente conteúdo, atual e dinamico para ser trabalhado na educação em saúde.

Foto do Usuário Eluiza Macedo 09-02-2021 09:50:35

Muit boa a temática, nunca havia pensando na importância de abordar esse tema na construção da discussão informa tamanha necessidade de inserir capacitações para professores.

Foto do Usuário Ana Paula Franco Pacheco 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante para educação e saúde pública. As crianças com DM1 merecem ter uma atenção direcionada e capacitada em todos os âmbitos, desde o escolar ao acesso aos insumos.

Foto do Usuário Gerusa Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

As reflexões e o resultado da pesquisa possuem relevância para o contexto a que esta inserido.

Foto do Usuário Mayara Alves De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Estudo com visão holística, muito importante a extensão dos cuidados a criança no contexto escolar tendo em vista a boa adesão do tratamento.

Foto do Usuário Andressa Rallia Aquino Soares 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante com tema atual e bem escrito que tem contribuição significativa para sociedade, profissionais da saúde e educação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.