ADMINISTRADORES E COMPLIANCE: RESPONSABILIDADES E DESAFIOS NAS ORGANIZAÇÕES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 268


Certificado de participação:
Certificado de Prof. M.e Fábio José De Souza

Certificado de publicação:
Certificado de Prof. M.e Fábio José De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Hosne De Freitas Galvão , Vanessa Aparecida Candido , Carlos Roberto Sette , Prof. M.e Fábio José De Souza

ABSTRACT
Compliance, origina-se do termo em inglês “to comply”, que significa, cumprir, executar, estar de acordo e em conformidade com as normas internas e externas. Apesar de, atualmente, ser um assunto em pauta, é necessário ampliar a utilização e a cultura do compliance nas organizações, haja vista a crescente demanda do mercado, por empresas que possuem valores sólidos e transparência nas negociações. A Lei 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção, regulamentada pelo Decreto nº 8.420/2015, trouxe a responsabilização civil e administrativa da pessoa jurídica, juntamente com seus administradores e dirigentes, nos casos de infrações cometidas contra à administração pública, bem como a criação de programa de integridade nas organizações. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância do Administrador, a responsabilidade e os desafios que este possui ao implantar o programa de compliance. A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, visando responder a questão central deste estudo. Sendo assim, o artigo foi estruturado em quatro etapas, que consistiram na busca de fontes acadêmicas, levantamento bibliográfico e fichamento de obras de vários autores, que versam sobre o assunto em questão, bem como na análise de duas pesquisas, que apresentam a realidade do compliance nas empresas, assim como as provocações ou incitações enfrentadas, para que ele seja realmente um programa efetivo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marilia Rodrigues Mazzola 09-02-2021 09:50:35

Tema contemporâneo e ncessário ao mundo empresarial, com tratamento interdisciplinar entre administração e direito.

O tema é e será sempre relevante para as organizações e para a pesquisa e importante para contribuições à ciência. Observei que a abordagem foi abrangente, e por isso mesmo que senti falta por exemplo, a Lei Sarbanes oxley, a lei de prevenção de lavagem de dinheiro, circulares do Bacen sobre necessidade de estrutura de controles, COSO, e demais apontamentos que remetem ao tema e as preocupações do administrador. Ressalto que Compliance também é um dos pilares da governança corporativa, também pode ser abordado nesta direção. Sobre o tema, o que ainda pode ser feito em trabalhos futuros?

Foto do Usuário Mariete Ximenes Araújo Lima 09-02-2021 09:50:35

Temática bastante relevante, objetivos bem limitados, método bem explorado, em relação ao referencial teórico teve pouco aprofundamento em relação ao tema estudando. Faltou também sugestões de pesquisas futuras.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.