Cobertura populacional das equipes da Atenção Básica de Saúde: Uma análise da influência dos gastos públicos no contexto de Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 246


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabrielle Fontes Mau , Marco Aurelio Marques Ferreira

ABSTRACT
Dada a universalidade do direito à saúde e o esforço dispensado pelos entes federativos para sua manutenção e, levando em conta a importância da Atenção Básica de saúde como porta de entrada do cidadão para o acesso aos serviços deste setor, este artigo buscou identificar a influência dos gastos públicos na cobertura populacional das equipes de atenção básica de saúde nos municípios mineiros, entre os anos 2010 e 2015. A partir do uso do método da regressão linear múltipla com dados em painel, foi verificada a relação entre os gastos públicos e a cobertura populacional de equipes de atenção básica, possibilitando perceber que as despesas públicas com saúde possuem considerável significância na cobertura populacional das equipes de atenção básica de saúde nos municípios do estado de Minas Gerais. Assim, conclui-se que os gastos públicos relacionados a saúde exercem, dentro do modelo adotado, a maior influência na quantidade populacional contemplada com os serviços oferecidos pelas equipes de atenção básica de saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Bastos Brito 09-02-2021 09:50:35

O referido artigo apresenta boa fundamentação teórica, metodologia adequada ao objetivo proposto e os resultados contribuem com a discussão sobre o financiamento das equipes em saúde, a oferta e cobertura dos serviços. O estudo reflete sobre uma problemática apesar de não ser tão recente, merece mais estudos sobre a efetividade das políticas públicas em saúde, visto que há empasses entre quem elabora, quem financia e quem executa as políticas de saúde no Brasil. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições ao meio acadêmico, visto que há uma crescente demanda por serviços em saúde pública e em contraponto uma tendência na redução dos investimentos por parte do governo federal.

Foto do Usuário Eduardo Giarola 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito interessante quando comparado aos trabalhos científicos atuais (com a temática proposta) com boa classificação no Qualis da Capes (Qualis-Periódicos) mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O estudo reflete sobre Por fim, o trabalho traz importantes contribuições ao meio acadêmico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.