Marketing digital e influenciadoras de moda e beleza: um estudo exploratório com mulheres da geração z

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 321


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Georgiana Luna Batinga , Isabela Mendes Da Silva , Ane Caroline Rodrigues Pivanti

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo analisar como as influenciadoras digitais moldam os hábitos de consumo de beleza de mulheres da geração z, em especial do consumo de produtos e serviços de maquiagem. O advento da era digital vem resultando em grandes transformações nos hábitos, nas percepções, nas compreensões, nos vi?nculos, e em outros aspectos individuais das pessoas e também no modo de agir das instituições. Influenciando no comportamento de consumo por meio da atuação de influenciadores digitais, profissionais que atuam em redes sociais, estratégia cada vez mais utilizada pelo marketing digital. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo, que entrevistou 15 mulheres da geração z. As entrevistas foram transcritas e analisadas a luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os dados apontam para uma influência significativa das influenciadoras digitais no consumo de beleza pelas mulheres, e em especial pelas mulheres da geração z, que sempre buscam informações nas plataformas digitais de tutorias de maquiagem, cabelo, cuidados com a pele entre outros. Essa Geração utiliza a internet como ferramenta principal de acesso à comunicação e a informação, e busca estar sempre informadas sobre tudo o que acontece sobre diferentes aspectos da sociedade, a todo tempo. É considerada uma geração conectada ao mundo digital.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Helena Belintani Shigaki 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante, não só pela escolha do tema (Marketing Digital e Moda, um dos setores que tem apresentando queda de faturamento durante a pandemia) como também pelo rigor metodológico. Conforme solicitado pelo comitê do evento, minha questão aos autores, para fomentar o debate durante as apresentações, é: dos códigos analíticos advindo da análise de conteúdo, quais se sobressaem neste contexto de pandemia? Parabéns aos autores pelo trabalho escrito.

Foto do Usuário Gabriela Fachin 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema escolhido com abordagens realistas. O artigo foi claro na sua proposta como nos seus resultados.

Foto do Usuário Luis Gustavo Rolli Modesto 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o artigo, bem estruturado e o tema bem abordado.

Foto do Usuário Francisco Juvenal Da Silva Santos 09-02-2021 09:50:35

artigo muito bem elaborado e apresentado pelos autores .

Foto do Usuário Alice Lopes Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Gostei da forma como abordou a influência das redes sociais que provocam o consumismo excessivo por produtos e serviços por parte do público-alvo foco da pesquisa, que buscam se sentirem mais bonitas e bem com sigo mesmas. Considero, pertinente relacionar a pesquisa com os padrões de beleza impostos pela sociedade o que pode influenciar diretamente no comportamento das mulheres da geração Z. Fiquei em dúvida, apesar do breve relato, se o perfil econômico afeta diretamente no consumo de produto e serviços de beleza?

Foto do Usuário Sarah Isabel Resende Silveira 09-02-2021 09:50:35

Tema moderno e pertinente e trabalho bem construído.Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.