A Propriedade Intelectual e sua Relação com as Capacidades Dinâmicas nas Organizações

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 260


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ketlin Saleski , Alejandro Knaesel Arrabal

ABSTRACT
Este ensaio teórico busca compreender como a Propriedade Intelectual (PI) relaciona-se com as Capacidades Dinâmicas (CDs), voltadas para a manutenção ou conquista de vantagem competitiva das organizações. O estudo avalia as premissas teórico-econômico- administrativas das Capacidades Dinâmicas, correlacionando com os direitos de Propriedade Intelectual, a fim de considerar as possíveis implicações para o desempenho das organizações. O ensaio informa que o termo “Propriedade Intelectual”, por vezes é empregado para designar o “objeto” imediato de proteção (o invento, a marca, por exemplo), referido também na literatura especializada como “ativo intangível”. Contudo, esta concepção não revela o caráter dinâmico da Propriedade Intelectual, o qual consiste no “reconhecimento de exclusividade”, conferido pela ordem jurídica (quando atendidas certas condições fáticas/instrumentais), incidente sobre criações do intelecto humano e marcado por transitoriedade temporal. Capacidades Dinâmicas, por sua vez, são atributos organizacionais que procuram lidar com as rápidas transformações do ambiente, a fim de manter ou conquistar vantagem competitiva. O estudo indica que, o uso de patentes, registros e contratos, bem como o monitoramento em bases de patentes/registros, são fatores que dialogam com as Capacidades Dinâmicas, no sentido de incrementar a identificação de oportunidade e conferir exclusividade sobre ativos intangíveis, gerando vantagem competitiva para a organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem dividido e bem articulado, com autores renomados. Como sugestão entrego que vocês aumentem o tamanho da introdução e apresentem a estrutura do estudo. Qual a relevância da propriedade intelectual no momento de pandemia do Covid-19? Fica também como sugestão de trabalhos futuros.

Foto do Usuário Clarice Vepo Do Nascimento Welter 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente parabenizo os autores pelo trabalho. Está bem articulado e muito bem escrito, trazendo literaturas seminais bem como atuais. Como sugestão trago que na introdução deve-se deixar claro qual a problemática do estudo, bem como a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento sobre capacidades dinâmicas. Nas considerações finais não foram apresentados limitações e contribuições do estudo. Quais as contribuições deste ensaio teórico para o avanço do conhecimento e para gestores?

Foto do Usuário Paraguassu Menezes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

TEMA atual e relevante. TEXTO de excelente nível. OBJETIVO claramente destacado no resumo, na introdução e considerações finais. REVISÃO DA LITERATURA focando em autores bem representativos do pensamento acadêmico atual sobre o assunto e legislação nacional. Como exemplo: CARDOSO, André Luís Janzkovski; KATO, Heitor Takashi. Análise das publicações sobre Capacidades Dinâmicas entre 1992 e 2012: discussões sobre a evolução conceitual e as contribuições dos autores de maior notoriedade na área. RAM, Rev. Adm. Mackenzie vol.16 no.3 São Paulo May/June 2015 MÉTODO no meu entender poderia ser melhor explicitado. RESULTADOS bem apresentados nas discussões do tema focando nos diversos autores utilizados como referência teórica. PERGUNTO : poderia ser incluido resultado das buscas de acompanhamento nos monitoramentos de propriedade intelectual no INPI ? Seria adequado explicitar mais a metodologia e resultados quantitativos, em se tratando de um ensaio ? CONTRIBUIÇAO : entendo que é forte a contribuição para uma área que pode contribuir muito para a competitividade das empresas nacionais, e é um assunto que a gestão estratégica das empresas deve ter mais foco, de forma a desenvolver modelos de negócios mais inovadores e sustentáveis.

Foto do Usuário Greicy Tambosi 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante e atual e o artigo está bem estruturado e tem boa revisão de literatura. Sugiro trazer mais autores sobre PI e trabalhar melhor os resultados, articulando de forma mais clara como a PI pode contribuir para a estratégia das organizações em um país emergente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.