GESTÃO DE RESULTADOS ATRAVÉS DE TRANSAÇÕES INTERCOMPANY ASCENDENTES COM CONTROLADORAS NÃO LISTADAS NA B³

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 241


Certificado de participação:
Certificado de Gildo Rodrigues da Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Gildo Rodrigues da Silva
Certificado de Octavio Locatelli

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gildo Rodrigues Da Silva , Evandro Scardine Correia , Octavio Locatelli

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa é verificar se há motivação para os executivos fazerem gestão de resultados através de transferências intercompany ascendentes, tendo em vista que o lucro deste tipo de transação aparece nas demonstrações da controlada, porém não nas demonstrações consolidadas da controladora. E, adicionalmente, através da Teoria da Sinalização de Spence (1973) verificar se isso gera sinalização para as empresas listadas em bolsa terem controladoras não listadas (capital fechado), que não possuem ampla divulgação das suas demonstrações. O estudo levou em consideração as empresas listadas B³ no ano de 2018, utilizando o banco de dados da Economática para a coleta. A base total da pesquisa contou com 364 empresas. A pesquisa de natureza quantitativa e descritiva é baseada em uma breve discussão teórica e técnica, com exemplo de cálculo baseado na norma vigente. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gestão de resultados e transações intercompany, além de verificação da norma e demonstração de cálculo. Após a discussão pode-se concluir que existem evidências de motivação para realizar a gestão de resultados através de transações intercompany ascendentes já que os lucros dessas transações aparecem apenas nas empresas controladas. Além disso, se a controlada for uma companhia de capital fechado é mais trabalhoso encontrar suas demonstrações, o que gera motivação adicional. Apesar dos maiores níveis de governança há um maior percentual de controladores com capital fechado, o que poderia sinalizar motivações para os controladores serem de capital fechado, devendo tais informações serem referendadas nas notas explicativas das organizações para oportunizar maior transparências para os stakeholders.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A proposta do artigo é bem interessante, com um tema sujestivo e bem abordado. O trabalho está muito bom.

O resultado do estudo é interessante e procura explicação para o comportamento de companhias de capital fechado apresentarem motivação para continuarem fechadas na prática de gestão de resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.