GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPOSIÇÃO DE PORTFÓLIOS DE RISCO MÍNIMO NO MERCADO BRASILEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 279


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Paula Vieira , Lélis Pedro De Andrade , Washington Santos Silva , Bruno César De Melo Moreira , Daniel Fonseca Costa

ABSTRACT
A partir do início da década de 2000 as companhias brasileiras têm sido expostas a um ambiente com maior incentivo a adoção de melhores práticas de governança corporativa; no entanto, considera-se que a literatura relacionada ainda carece de evidências se esse ambiente tem proporcionado benefícios aos investidores, especialmente relacionados à redução do risco de seus portfólios. Por isso, o objetivo desse trabalho consiste em identificar a relevância da qualidade da governança corporativa de empresas com ações que compõem a carteira de risco mínimo no mercado brasileiro, segundo o modelo de Markowitz (1952). Para tanto, foram elaboradas carteiras de investimento com empresas listadas no Brasil, Bolsa, Balcão (B3), nos períodos de 2000 a 2008, de 2009 a 2015 e de 2000 a 2015. Para verificar se a governança corporativa gera redução no risco, primeiramente foram encontrados os ativos que proporcionavam o risco mínimo nos períodos selecionados. Após a identificação destes ativos, passou-se a análise da qualidade da governança corporativa das empresas, de acordo com a listagem ou não nos níveis diferenciados da B3. Os principais resultados apresentam indícios que a adoção de melhores práticas de governança corporativa tem contribuído para a redução do risco diversificável no Brasil, no entanto, somente no período mais recente da amostra analisada, quando se observou que 12,45% da carteira foi composta por ativos listados no Novo Mercado, ao passo que o restante dos pesos é relacionado aos ativos do mercado tradicional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Dornelas De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante. Parabéns aos autores. Deixo aqui o questionamento: gostariam de ampliar essa pesquisa para outros níveis da Bolsa?

Foto do Usuário Luiz Roberto Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Traz bom referencial teórico, apesar de poder ter trazido experiências internacionais. Porém, não apresenta demonstração dos cálculos metodológicos para embasar os resultados apresentados.

Foto do Usuário Sergio Augusto Da Motta 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui objetivo e metodologia claros. Apresentou uma excelente revisão da literatura sobre o tema. Os resultados apresentados, muito embora contradigam o insight inicial, estão em linha com a metodologia e modelo utilizado (MARKOWITZ,1952). Os resultados dos períodos mais recentes, onde notoriamente observou-se uma redução da variância das ações de algumas empresas com boas práticas de governança, sugerem um ''aprendizado'' do mercado em relação ao assunto. Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.