Fatores Determinantes da Rentabilidade Bancária dos Bancos de Grande Porte Listados na [B]3 Brasil, Bolsa, Balcão: Uma Análise Empírica com Base no ROIC

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 249


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre Franco De Godoi , Carlos Élder Maciel De Aquino , José Everardo Alves Pereira , José Odálio Dos Santos , Fernando De Almeida Santos

ABSTRACT
Os bancos se diferenciam das demais empresas por atuarem como depositários e intermediadores financeiros e pela regulamentação do setor, que estabelece limites de alavancagem e depósitos compulsórios, tornando a avaliação dessas empresas mais difícil comparado a outros negócios. Estudos desenvolvidos medem a influência de fatores internos e externos na rentabilidade bancária – essa medida por variáveis como Return on Assets (ROA), Return on Equity (ROE) e Return on Invested Capital (ROIC). Este estudo avaliou a influência de fatores internos, representados por variáveis relacionadas às estratégias bancárias, e fatores externos, representados por variáveis macroeconômicas, sobre a rentabilidade dos maiores bancos brasileiros mensurada com base no ROIC Modificado que passa a incluir os depósitos de poupança no cálculo do Capital Total Investido. Pelos resultados obtidos, as variáveis internas e externas explicam o ROIC Modificado dos Bancos, corroborando com estudos anteriores e sustentando a base teórica da importância do ROIC para medir o retorno dos investimentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José De Pietro Neto 09-02-2021 09:50:35

Se a rentabilidade dos bancos menores é maior? Por qual motivo a amostra abrange somente 3 grandes bancos quando o objetivo principal é uma análise de rentabilidade? Os demais bancos apresentam resultados semelhantes? é possível generalizar os resultados do artigo para os 10 maiores bancos do Brasil? Como sugestão, a expansão dos dados amostrais é fundamental.

Pergunta: Por qual razão não foram testadas as variáveis apresentadas defasadas em períodos diferentes, pois muitas variáveis na área de finanças só atuam de forma defasada no sistema bancário. Sugestão: Sobre as variáveis macro usaria a taxa de juros de 2 e 5 anos no Brasil (é o que realmente afeta o crédito) e não a taxa curta Selic. Além disso, usaria outras variáveis como risco brasil e até mesmo o câmbio. Outra sugestão seria usar variáveis macro previstas (projetadas) presente no Focus do BCB

Foto do Usuário Jordana Peres Veiga 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e interessante, além do texto bem escrito. Sugiro a divisão da revisão bibliográfica em tópicos. Além disso, sugiro expansão da amostra, pois os autores utilizaram apenas 3 bancos. Esses bancos representam em torno de 54% dos ativos totais do setor bancário, logo: e as informações dos 45,54% restantes? É uma informação relevante que falta.

Foto do Usuário Tiago De Jesus Mendes 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito, porém deveria abordar mais bancos para que análise seja mais consistente.

Foto do Usuário Duterval Jesuka 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui potencial para ser publicado em um periódico bom. O trabalho é bem estrutura, a contextualização é bem apresentada e organizado. Metodologia adequada e analise dos resultados consistente. Alguns pontos precisam de melhoria. Na introdução os autores precisam trazer mais evidencias empíricas para sustentar a contextualização do problema e o objetivo do estudo, além de deixar claro qual a contribuição do estudo perante a literatura. Deve-se incluir estudos mais recentes sobre o tema e evitar autores de livros, por exemplo o Assaf Neto que não traz uma contribuição significativa para a literatura. Como sugestão de melhoria, os autores precisam trazer mais estudos publicados em revistas internacionais para valorizar o estudo. Na análise dos resultados, os autores precisam discutir os achados com as evidencias encontradas na literatura.

Foto do Usuário José Victor De Pina Corriça 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é bastante atual. O autor utilizou análises e testes adequados a fim de alcançar o objetivo proposto para a pesquisa. Artigo muito bem estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.