ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA: ANÁLISE DA PERSPECTIVA DO GESTOR DE UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 241


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jean José Nunes , Lízzie Larissa Vilas Boas De Carvalho , Luana Honório Ribeiro , Maricarla Vivaldini Teixeira Chaves Francato , Luis Fernando Da Rocha , Waggnoor Macieira Kettle

ABSTRACT
O Brasil possui uma grande quantidade de tributos, além disso, sua estrutura tributária é extremamente complexa. O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) é um imposto previsto na Constituição Federal Brasileira (CF), que por ser de responsabilidade estadual, possui diversas legislações vigentes. A implementação da substituição tributária (ST) veio para dar suporte ao Estado, no que diz respeito à fiscalização de seus contribuintes. O objetivo desta pesquisa é evidenciar se o gestor de uma pequena empresa de cosméticos e o responsável pela área contábil possuem conhecimentos ou suporte adequados, no que diz respeito à legislação vigente sobre a Substituição Tributária do ICMS e seu impacto na formação do preço de venda. Utilizou-se das pesquisas bibliográfica, documental e estudo de caso. Foi realizada uma entrevista estruturada com o gestor da empresa e o responsável pela área contábil. Constatou-se a dificuldade em acompanhar as novas leis e medidas de cada Estado acerca da substituição tributária e que os percentuais dos impostos cobrados são altos, porém coerentes, se levado em consideração a classificação de necessidade dos itens comercializados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Michel Melo Arnaud 09-02-2021 09:50:35

A apresentação dos resultados poderia ser feita de forma mais didática

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.