ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS CUSTOS NAS COMPANHIAS DE ALIMENTOS LISTADAS NA B3.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 264


Certificado de publicação:
Certificado de Cíntia de Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Renata Cavalcante Girão , Cíntia De Almeida

ABSTRACT
Num contexto empresarial de dificuldade no adequado tratamento dos custos de produção dada a sua frequente variação entre períodos, motivadas por fatores internos e sobretudo externos, e sob o risco de que tais obstáculos contribuam para afetar negativamente os resultados econômicos, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a influência de indicadores econômicos e atributos das empresas no custo das companhias de alimentos listadas na B3 entre 2012 e 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada através de uma pesquisa documental. Os dados foram extraídos da base de dados Economática®, o período de análise compreende os anos de 2012 a 2018 e a amostra é composta por 64 companhias. Os resultados sugeriram que a margem líquida, a margem EBITDA e o tamanho da empresa são, de modo geral, os indicadores com maior influência sobre os custos das empresas brasileiras, enquanto a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, não se mostraram relevantes para a formação dos custos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andressa Bender 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, muito relevante. Sugiro a aplicação do método de cálculo nos demais setores listados na B3. Considerando o atual cenário nacional (pandemia pelo Coronavírus), como esse setor será afetado (tanto por fatores internos quanto externos) e qual indicador será responsável por impactar de forma mais relevante na variação dos custos nestas empresas?

Foto do Usuário Andreza Cristiane Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns pelo trabalho. Apresar de ser um tema relevante, alguns pontos podem ser melhorados, a saber: organizar melhor a introdução, por exemplo, alinhar a contextualização com a questão-problema, pois a mesma está um pouco solta; o referencial teórico também precisa ser organizado para que os parágrafos conversem entre si, e não apenas apresentar conceitos; ainda sobre o referencial, trazer uma subseção de estudos anteriores, em especial, da literatura internacional; os resultados precisam ser mais explorados, e, inclusive, alinhá-los com os estudos anteriores.

Foto do Usuário Rúbia Cristiele Rambo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Os autores, em alguns momentos, citam que as mudanças politicas e econômicas afetam os principais indicadores econômicos do país e, consequentemente, os resultados das empresas. Dessa forma, a atual pandemia do covid-19 irá influenciar significativamente os resultados das empresas estudadas?

Foto do Usuário Luís Felipe Devegili 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e o artigo traz bom desenvolvimento quanto ao debate da aceitação das inovações.

Foto do Usuário Luis Fernando Da Rocha 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho sobre a questão dos custos nas companhias. Trabalho merece aprovação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.