BUSINESS MODEL CANVAS NO COOPERATIVISMO: UM ESTUDO DE CASO EM COOPERATIVA DE CRÉDITO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 305


Certificado de participação:
Certificado de Paraguassu Menezes Dos Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Paraguassu Menezes Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paraguassu Menezes Dos Santos , Carlos Alberto Oliveira De Oliveira

ABSTRACT
As cooperativas atuam em um ambiente socioeconômico desafiador, em que modelos de negócios, tema desta pesquisa, precisam acompanhar as inovações e novas demandas de seus associados para manter sua efetividade. O objetivo do artigo é aplicar a técnica do Business Model Generation em uma cooperativa de crédito para dois períodos distintos e, então, descrever as mudanças. A escolha dessa técnica como principal referencial teórico deve-se às suas características de reunir os principais componentes da organização em um quadro visualmente representativo. A técnica escolhida destacou-se pela frequência com que tem sido usada no meio empresarial, conforme verificado na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa adotada foi a análise qualitativa, aplicada, descritiva, pelo método do estudo de caso. Utilizando dados obtidos nos relatórios do Conselho de Administração, efetuou-se análise comparativa entre dois períodos, maio de 2018 e maio de 2019, evidenciando as diferenças no desenvolvimento do modelo de negócio. O Business Model Generation ofereceu uma visão clara das áreas que tratam de associados/clientes; produtos e serviços; infraestrutura; e viabilidade econômico-financeira, detalhadas em nove componentes. Elaborou-se o comparativo entre o componente “proposta de valor” da cooperativa de crédito, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A utilização dessa técnica contribuiu para criar uma sistemática de diagnosticar e gerenciar os negócios no âmbito do Conselho de Administração. Novos estudos visando a uma integração com o plano de negócios, focando em inovação e sustentabilidade, estabeleceriam uma ferramenta para, a partir do plano, tornar o modelo de negócios realidade operacional da organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O assunto está disposto de forma clara e direta. Senti falta da informação de como preencher o canvas. De que forma podemos usar o quadro para gerenciamento estratégico no isolamento social?

Foto do Usuário Marili Siqueira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado, com assunto interessante.

Foto do Usuário Luiz Felipe Magnago Blulm 09-02-2021 09:50:35

A introdução precisa ser melhor desenvolvida – há poucos autores para contextualizar o tema. Há pouco destaque para importância do tema e para o motivo de estudá-lo. A contribuição do artigo precisa ser mais bem elaborada. As referências são antigas, aconselho buscar estudos mais recentes. Boa parte do referencial teórico se baseia em um estudo apenas.

Foto do Usuário Leandro Maciel Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos colegas, o trabalho foi bem escrito. Como sugestão, na seção 2.1, poderia adicionar um pequeno parágrafo ilustrando o conceito de modelo de negócios. Na Figura 2 e na Figura 3, já que tem a disponibilidade do recurso em cores. Assim, na Figura 3 poderia ter uma cor diferente para os novos elementos/evoluções apresentadas no modelo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.