FUNDAMENTO DA LIDERANÇA TRANSFORMADORA NO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG®)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 253


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Da Graça Saraiva Nogueira , Katia Gislaine Baptista Gomes , Paulo Menezes Rubin

ABSTRACT
O tema liderança nas organizações vem ao longo dos anos fomentando estudos no aspecto comportamental, do indivíduo, persistindo em um menor número de estudos no âmbito da maturidade da empresa. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar o grau de maturidade do sistema de liderança de uma empresa do ramo imobiliário. Para tanto, utilizou-se os fundamentos da excelência do Modelo de Excelência em Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e o sistema de avaliação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP. O estudo apresenta uma forma qualitativa de análise das informações, com caráter exploratório em seus objetivos. Os resultados obtidos apontam que o menor nível de maturidade na organização são nos critérios olhar para o futuro e sucessão. Também descobriu-se que os principais aspectos lacunares das práticas de liderança da empresa estão nas etapas check e learn do ciclo PDCL de Demming, também utilizado como referência no estudo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andresa Siedschlag Schmöller 09-02-2021 09:50:35

Olá, Abordagem e embasamento teórico de fácil entendimento e explicativo. Sugiro melhorar as imagens dos resultados (difícil visualização). As considerações finais poderiam ser melhoradas, trazendo mais informações sobre resultados encontrados. Acredito ser um tema extremamente relevante visto que as lideranças são grandes responsáveis pelo desenvolvimento das Instituições. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário William Roslindo Paranhos 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui temática extremamente relevante, principalmente no momento em que vivemos hoje. O objetivo do artigo foi estruturado de forma clara e apresentado ao final. Acredito que introdução poderia ser melhorada, destacando as seções seguintes. Quanto a conclusão, poderia encerrar o trabalho com texto mais substancial.

Foto do Usuário Alexandre Carreira 09-02-2021 09:50:35

O tema da liderança transformadora é muito presente no dia a dia das organizações. Nossa sociedade passa por uma transformação única que exige maturidade para acompanhar esse movimento. Abordar o tema cruzando com o modelo de excelência da gestão MEG possibilitou medir está maturidade. Ótimo trabalho. Para futuras discussões gostaria de ver o resultado das ações para elevar a maturidade da organização avaliada.

Foto do Usuário Luiz Felipe Magnago Blulm 09-02-2021 09:50:35

Teme relevante e artigo bem estruturado. Penso que a conclusão poderia ser melhor elaborada pela qualidade do trabalho

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.