DIÁLOGOS SOBRE A MOTIVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 231


Certificado de publicação:
Certificado de Eduardo Soares Jangutta

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eduardo Soares Jangutta , Loren Rodrigues Guimarães , Nathalia Ferreira Lyra

ABSTRACT
O principal objetivo deste ensaio teórico consiste na análise de perspectivas da motivação no setor público. O texto encontra-se estruturado em três partes, sendo respectivamente: Perspectivas clássicas sobre motivação; Motivação do serviço público; Aspectos do setor público brasileiro. Utilizou-se pesquisa bibliográfica como meio descritivo dos materiais disponíveis na Biblioteca de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense junto com uma amostra na base SCOPUS (Elsevier) no formato BibTex na base de dados SCOPUS utilizando as palavras “motivation AND public sector” como critérios de busca visando uma análise bibliométrica com o pacote Bibliometrix e sua função Biblioshiny da linguagem R desenvolvido por Aria e Cuccu-rullo (2017). Ao final desse ensaio, espera-se que as principais teorias da motivação e sua ênfase no contexto público sejam apresentadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Newton Roberto Aranha Neto 09-02-2021 09:50:35

assunto atual e mostra a realidade da motivação do servidor público

Foto do Usuário Deniz Helena Pereira Abreu 09-02-2021 09:50:35

A motivação humana é um assunto que desperta grande interesse. A motivação para o trabalho e principalmente no âmbito do serviço público é algo desafiador. Há que se considerar uma vasta gama de fatores que contribuem e que também desestimulam o servidor público, Os autores cogitaram a possibilidade de elencar de maneira mais aprofundada fatores que podem minar a motivação do servidor além das ofensivas contra a estabilidade dos mesmos?

Foto do Usuário Ana Lys Oliveira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Um artigo muito interessante, a conclusão sinaliza aspectos importantes e bem alinhados com a realidade atual no setor público brasileiro. Muito bom.

Foto do Usuário Paulo Victor Da Cruz Souto Maior 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: o artigo demonstrou que, em regra, os funcionários públicos conseguem atender às suas necessidades primárias, remuneração e estabilidade, propostas por Maslow, bem como os fatores higiênicos, propostos por Herzberg. No entanto, uma vez que a literatura norte-americana demonstra que os funcionários públicos têm um verdadeiro sentimento de auto-realização ao servir à sociedade, então isso poderia ser associado ao atendimento das necessidades superiores, como estima e realização, proposta por Maslow, bem como os fatores motivacionais, realização e reconhecimento, propostos por Herzberg. Pergunta: Como os gestores públicos poderiam aproveitar o sincero desejo dos servidores em servir à sociedade para lhes ajudar a satisfazer a auto-realização profissional?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.