EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: A Sustentabilidade na Perspectiva dos Formandos dos Cursos de Engenharia Civil de Porto Velho/Rondônia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcio Roberto Konzen , Ione Grace Do Nascimento Cidade-Konzen , José Moreira Da Silva Neto

ABSTRACT
Este trabalho teve por objetivo verificar como o tema sustentabilidade tem sido percebido por alunos do 10º período dos cursos de graduação de Engenharia Civil das Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em Porto Velho, Rondônia. Destaca-se no estudo a necessidade do tema estar presente na formação dos profissionais da engenharia civil, pois a constituição das cidades modernas tem exigido cada vez mais qualificação e conhecimentos técnicos dos profissionais para construir edifícios mais sustentáveis. Na oportunidade, buscou-se, ainda, contextualizar o tema sustentabilidade, apresentar o histórico da sustentabilidade na construção civil, apresentar os paradigmas de edificações sustentáveis, bem como descrever as estratégias utilizadas nos cursos de graduação de engenharia civil das IES de Porto Velho com vistas à formação de profissionais aptos para atuar com sustentabilidade. O estudo mostrou que os cursos pesquisados não possuem em seu currículo disciplina específica para tratar do tema, e também sinalizou que, embora a questão da sustentabilidade seja inserida na abordagem de diversas disciplinas do curso, a compreensão dos acadêmicos tem sido alinhada exclusivamente ao pilar da proteção ambiental, refletindo um olhar míope dos pesquisados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Trigo 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é ótimo. Contudo, poderia ter resumido algumas partes de seu artigo, que não contribuem diretamente para atender seus objetivos, como a descrição do campo profissional dos engenheiros civis ou o histórico da construção civil. Assim, teria mais espaço para uma apresentação melhor dos resultados do questionário. Metodologicamente, verifica-se a falta de um questionário piloto para testar as perguntas feitas. Algumas perguntas estão redundantes. A apresentação dos resultados e a discussão não ficaram claros; pelo contrário, confusos. Na conclusão, muito pouco foi falado sobre os resultados da aplicação de seu questionário.

Foto do Usuário Jackeline Lucas Souza 09-02-2021 09:50:35

Já havia feito comentários anteriores, mas esqueci de fazer a avaliação do artigo. Por isso, estou enviando agora.

Foto do Usuário Etienne Cardoso Abdala 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante e relevante, trabalho bem desenvolvido. Minhas sugestões são em termos de organização dos resultados, talvez em quadros seria melhor para compreensão do leitor. O artigo tem características de texto científico, requer talvez um cuidado um pouco maior com a metodologia, mas de um mogo geral atende os requisitos. O que vocês acham que os cursos poderiam fazer para integrar o tema sustentabilidade no ensino?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.