A INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO: SENDO UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES ENSINO SUPERIOR LOCALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MG, BRASIL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 284


Certificado de publicação:
Certificado de Sérgio Chaves Caldas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio Chaves Caldas , Michele Ferreira Vieira , Edilene Gonçalves Vieira

ABSTRACT
O objetivo geral do trabalho aqui relatado foi investigar a influência da sustentabilidade nos processos organizacionais na percepção dos alunos do curso de Administração em Instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte, MG, Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva em três instituições de ensino superior, tendo como sujeitos da pesquisa alunos do curso superior em administração. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa revelou que os alunos das IES pesquisadas percebem a importância da sustentabilidade nos processos organizacionais, destacando os seguintes resultados: reduzir e minimizar o resultado ambiental, agregar valor a organização, competitividade, perenidade, saúde financeira.  Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, na qual o mais importante é o conhecimento do fenômeno, não se pretendeu apresentar resultados passíveis de generalizações. Assim, acredita-se que a realização de pesquisas de cunho quantitativo, possa contribuir para o melhor entendimento da influencia da sustentabilidade nos processos organizacionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andreza Conceição Silva De Lima 09-02-2021 09:50:35

Artigo estruturado e bem alinhado com o problema de pesquisa.

Foto do Usuário Valtuir Soares Filho 09-02-2021 09:50:35

O trabalho revela dados importantes sobre a sustentabilidade em IES . Sugere-se apresentar os resultados em cluster ou nuvens de palavras para melhor visualizar os resultados.

Foto do Usuário Jessie Coutinho De Souza Tavares 09-02-2021 09:50:35

Artigo com temática relevante e com abordagem que une os eixos teóricos ''desenvolvimento sustentável'', ''processos organizacionais'' e ''educação superior''. Embora não descaracterize o trabalho entendo ser relevante mencionar que a citação indicada no corpo da introdução relacionada ao conceito de desenvolvimento sustentável corresponde ao Relatório Bruntland, e não a Costa e Ignácio. O referencial teórico apresentado é muito bom, mas no tópico 2.2.3 não é especificada a lei que os autores se referem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.