Laços Fracos em Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira: uma revisão sistemática

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 200


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ediberto Barbosa Lemos , Theophilo Alves De Souza Filho , Sidney Dos Reis , Haroldo De Sá Medeiros

ABSTRACT
No contexto das redes sociais em um mundo pós-moderno caracterizado pela diversidade de informações e interações sociais, o artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre laços fracos relacionados a unidades de conservação na Amazônia. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que utilizou o Publish or Perish - versão 7 para a realização de busca na base de dados do Google Scholar e foram adotados os procedimentos da colaboração Cochrane e o fluxo de informações do protocolo “prisma”. Constatou-se que tem havido pouco interesse sobre esse tema nas publicações cientificas brasileiras e que os vínculos sociais em unidades de conservação estão representados em sua maioria por associações e ou cooperativa. E são caracterizados por uma predominância de laços fortes nas redes sociais. Contudo estão expostas as práticas clientelistas e apresentam barreiras a inovação e a expansão das redes sociais por meio dos laços fracos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Texto bem escrito e com estrutura clara. Possui literatura completa e faz um bom levantamento bibliométrico. Conseguiu ocupar a lacuna dos estudos bibliométricos com relação a visão crítica do problema e trouxe boas contribuições para os modos de organização das cooperativas e associações. Ao final, traz questionamentos pertinentes e provocações para o campo dos estudos na amazônia. Sugiro para estudos posteriores, aprofundar melhor sobre o que leva a fragilidade desses grupos e quais são as práticas de resistência eficazes.

Foto do Usuário Neidiana Da Silva Machado 09-02-2021 09:50:35

A revisão é de fácil compreensão e bem estruturada. Os atores identificam pouco interesse a cerca do tema em publicações Brasileiras. neste contexto relevância do tema proposta poderia ter sido mais explorada.

Foto do Usuário João Braúna Junior 09-02-2021 09:50:35

bem objetivo, os pontos que abrange no artigo, é descrito com clareza.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.