UM OLHAR SOBRE A DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO DO RADAR DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR COMERCIAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 247


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jaqueline Dantas , Tereza Raquel Da Silva Dantas , Jose Claudio De Oliveira Neto , André Gustavo Carvalho Machado

ABSTRACT
Este trabalho analisou a evolução dos esforços em prol da dimensão organização do radar da inovação em empresas do setor comercial localizadas em Picuí-PB. Foram selecionadas 20 empresas participantes do Programa ALI e analisou-se suas ações em prol da dimensão estudada durante o período de 2017 e 2018. A metodologia adotada foi de uma pesquisa exploratória-descritiva, fazendo uso da ferramenta radar da inovação para coleta e análise dos dados, bem como os planos de ação e as ações executadas individualmente. Os resultados acerca do grau de inovação mostraram que cinco das vinte empresas evoluíram ao longo dos ciclos de avaliação, doze permaneceram inalteradas e duas involuíram. Evidenciou-se que as ações empreendidas que se relacionam às estratégias competitivas foram aquelas que mais contribuíram para a evolução dos escores, ao longo do tempo, no radar da inovação, seguidas por ações que dizem respeito às parcerias e reorganização. Os principais obstáculos para execução de ações na dimensão organização foram: inflexibilidade organizacional, parcerias e recursos financeiros limitados. Conclui-se que, apesar dos esforços das ações realizadas, percebeu-se que não há uma prática contínua de execução de ações em prol de inovações, contando as dificuldades e barreiras inerentes às MPEs, as empresas acabam por ficarem estáticas e não evoluírem, tendo que lidar com as crescentes exigências do mercado e de seus concorrentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Pereira De Alencar Sobrinho 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado e com conteúdo bastante atual e de grande importância para as empresas.

Foto do Usuário José Addison Lucena Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

O estudo possui uma grande relevância devido evidenciar os esforços das empresas por buscar inovações que deem sustentabilidade aos seus negócios.

Foto do Usuário Dejenane De Souza Monteiro 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante. Sugestão: Relacionar as dimensões com o grau de maturidade da empresa em relação à (capacidades absortivas, capital social e capital intelectual) Isso porque ficou perceptível questões como envolvimento e aprendizado dos colaboradores das empresas participantes) Pergunta: As redes estabelecidas pelas empresas que obtiveram maiores resultados atenderam quais critérios?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.