AS INFLUÊNCIAS DOS DASHBOARDS NAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO LISTADAS PELA REVISTA FORBES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 239


Certificado de publicação:
Certificado de Presline Blum da Silva

Certificado de participação:
Certificado de Presline Blum da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Presline Blum Da Silva , António Cardoso , Jusceliany Rodrigues Leonel Correa

ABSTRACT
Diante da carência por estudos específicos voltados para o dashboard em empresas do agronegócio, esta pesquisa direciona-se a analisar as influências dos dashboards na discussão dos negócios nas 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes no ano de 2018. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências quando se utiliza o dashboard na discussão dos negócios em empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes. Os procedimentos metodológicos que nortearam o estudo abarcam a elaboração de questionário, processo de coleta, análise e descrição dos dados, buscando-se atender os objetivos da pesquisa. Como forma de obter informações complementares da pesquisa, implementou-se um modelo quantitativo cujo design é exploratório-descritivo, e, utilizando o levantamento/survey como método de coleta de dados, foram aplicados questionários em 432 colaboradores das 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes. Para analisar os questionários, foram utilizadas as análises estatísticas descritiva, diferença de médias, fatorial, regressão linear e análise de hipóteses, considerando os valores médios para as variáveis independentes e dependente. Ademais, foram geradas informações que auxiliaram a identificar e analisar as variáveis que condicionam o funcionamento adequado do processo em estudo. A pesquisa respondeu todos os objetivos propostos, considerando os resultados positivos e significativos, considerando que das variáveis elencadas na pesquisa, as variáveis planejamento estratégico, facilidade de informação e transparência administrativa apresentam maior influência quando se utiliza o dashboard sendo possível assim conhecer de forma mais aprofundada as influências dos dashboards nas empresas do agronegócio.  

Palavras-chave: Dashboard; Agronegócio; Tecnologia Disruptiva;

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando De Souza Meirelles 09-02-2021 09:50:35

Boa metodologia quantitativa e ótima amostra. Bibliografia poderia ser mais recente.

Foto do Usuário Marcelo Santos Carielo 09-02-2021 09:50:35

Perguntas: 1) Os questionários utilizados estão em algum repositório público? 2) As análises realizadas podem ser reproduzidas pelo leitor? 3) Foi investigado alguma análise envolvendo clusterização ou aprendizado de máquina ao longo da definição do trabalho? Sugestão: 1) Exibir alguns gráficos para ilustrar os resultados das estatísticas realizadas.

Foto do Usuário Oswaldo Luiz Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é atual porque trata de parte do problema da 4ª Revolução Industrial que é ter informação para a decisão. No caso do agronegócio o assunto foi tratado depois da chegada da informação e não como ela chega, quando chega. Obviamente os gestores querem dashboards porque a ferramenta é melhor do que planilhas por permitirem agilidade e fluidez. O problema não analisado na pesquisa e que pode ser objeto de nova pesquisa, é se a fonte dessas informações é considerada fidedigna na forma e tempo para a análise.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.